Sob lema “O Papel do cinema na construção da nação” arranca 3.ª edição do DjarFogo International Film Festival

Na sessão de abertura, o fundador do festival destacou a presença de três filmes pré-candidatos aos Óscares 2024.

A abertura da 3.ª edição do DjarFogo International Film Festival (DIFF), aconteceu esta segunda-feira, dia 3, na cidade da Praia. O ato foi presidido pelo Presidente da República, José Maria Neves, e teve lugar na Universidade de Cabo Verde.

Com uma lista de 125 filmes de 82 países, o festival vai homenagear a falecida poeta e cineasta Sarah Maldoror, considerada uma das primeiras mulheres negras a fazer cinema em África.

Segundo a agência Inforpress, na sessão de abertura, o mentor do festival, Guenny Pires, destacou o facto de este ano participarem no evento três filmes, dois dos EUA e um da Eslovênia, pré-candidatos aos Óscares 2024.

Segundo uma nota de imprensa, este evento cinematográfico tem como objetivo “educar, entreter, encorajar e inspirar jovens desfavorecidos a participarem no cinema africano, nas artes visuais e no cinema mundial”.

A 3.ª edição do evento, que acontece sob o lema “ O Papel do cinema na construção da Nação”, vai atribuir o Prémio Amílcar Cabral e o Prémio Sarah Maldoror, que é mais direcionado às mulheres cineastas, e também prémios na categoria estudantes, tanto de Cabo Verde como de outros países.

O DIFF acontece durante uma semana sendo que nos dias 6 e 7 de novembro, na cidade da Praia, e de 8 a 12 na ilha do Fogo, onde a abertura será em Chã das Caldeiras. Dos 125 filmes que serão exibidos, o júri vai escolher 25 filmes que vão concorrer aos prêmios.

A noite de abertura do DIFF23 aconteceu também ontem, 6 de novembro, no Auditório Nacional Jorge Barbosa.

O evento deste ano vai reconhecer várias personalidades, cineastas e eventos, nomeadamente, Joseph Jordan, Chike Nwoffiah, Michael Simanga, Lydie Diakhate, Gloria Victoria, Orlando, Dom Pedro, Sana na N’hada, Flora Gomes, MESMO/Hollywood Studio Campus, Pitch the Doc, o festival FESPACO e Festival de Cinema AVANCA.

De recordar que para este festival está confirmada a presença de 35 cineastas internacionais e nacionais.

O Festival Internacional de Cinema DjarFogo é uma organização sem fins lucrativos com sede em Los Angeles e nas ilhas de Cabo Verde. Integra um Festival Internacional de Cinema, um ” Filme África Lab / Filmmaking Mentorship” e um intercâmbio académico e cultural para promover histórias e imagens africanas através da exibição de filmes, artes visuais e outras apresentações imaginativas.

Leinira Furtado/Estagiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Agenda