
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
Faça um levantamento de todas as suas despesas e receitas, atuais e futuras, planos de investimento e expansão e os organize por natureza: operacional, não operacional e investimentos.
O ideal é que o fluxo de caixa contemple um horizonte correspondente ao ciclo operacional da Empresa, geralmente de um ano.
Para o primeiro ciclo operacional é feito um nível de abertura das despesas, receitas e investimentos bem detalhado.
O fluxo de caixa deve ser atualizado periodicamente. O horizonte de um ciclo operacional deve ser atualizado mensalmente.
Evite ser otimista nas previsões das entradas e receitas. Um bom fluxo de caixa deve considerar o facto de que alguns clientes não irão pagar a tempo ou mesmo que alguns não efetuaram o pagamento, exigindo a necessidade da aplicação de um valor percentual de perdas sobre as entradas.
Antecipe-se a eventos operacionais que com impacto no seu fluxo de caixa, como o atraso na inauguração de uma nova linha de produção ou a perda de um cliente, para que actue de forma pró ativa no seu fluxo de pagamentos. Desta forma, poderá negociar com alguns fornecedores o adiamento de vencimentos, ou mesmo a contratação de um empréstimo.
E lembre-se, tenha no fluxo de caixa um elemento de gestão e planeamento do seu dia-a-dia.
A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.
Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv