6 dicas para um fluxo de caixa eficiente

O fluxo de caixa é um instrumento de gestão e planeamento do seu dia-a-dia. Na elaboração de um fluxo de caixa eficiente, procure seguir as seguintes dicas:

Faça um levantamento de todas as suas despesas e receitas, atuais e futuras, planos de investimento e expansão e os organize por natureza: operacional, não operacional e investimentos.

O ideal é que o fluxo de caixa contemple um horizonte correspondente ao ciclo operacional da Empresa, geralmente de um ano.

Para o primeiro ciclo operacional é feito um nível de abertura das despesas, receitas e investimentos bem detalhado.

O fluxo de caixa deve ser atualizado periodicamente. O horizonte de um ciclo operacional deve ser atualizado mensalmente.

Evite ser otimista nas previsões das entradas e receitas. Um bom fluxo de caixa deve considerar o facto de que alguns clientes não irão pagar a tempo ou mesmo que alguns não efetuaram o pagamento, exigindo a necessidade da aplicação de um valor percentual de perdas sobre as entradas.

Antecipe-se a eventos operacionais que com impacto no seu fluxo de caixa, como o atraso na inauguração de uma nova linha de produção ou a perda de um cliente, para que actue de forma pró ativa no seu fluxo de pagamentos. Desta forma, poderá negociar com alguns fornecedores o adiamento de vencimentos, ou mesmo a contratação de um empréstimo.

E lembre-se, tenha no fluxo de caixa um elemento de gestão e planeamento do seu dia-a-dia.

A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.

Frantz Tavares

Frantz Tavares

Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.

Outros Artigos da Inove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário