Como organizar a tua mesa de trabalho?

Uma mesa de trabalho limpa e organizada é um ponto de partida essencial para dias menos stressantes e mais produtivos. Neste artigo, vamos mostrar-te algumas dicas de organização que te vão ajudar a manter um espaço de trabalho mais organizado e confortável.

A tua mesa de trabalho é o espaço mais pessoal no teu escritório, especialmente porque passas a maior parte do teu dia nessa área. Quando a tua mesa de trabalho está desarrumada, o teu trabalho é afetado, e é apenas uma questão de tempo até que o stress de um espaço de trabalho desarrumado afete a tua produtividade.

Por outro lado, uma secretária organizada permite-te encontrar facilmente o que precisas, quando precisas. Ao mesmo tempo, liberta-te de quaisquer distrações provocadas pela desordem na tua mesa e ter um espaço de trabalho amplo para te concentrares nas tarefas que precisas de realizar durante o dia.

Outra vantagem é a sensação de limpeza, que gera bem-estar e conforto. Além disso, é possível que uma mesa de trabalho arrumada deixe uma boa impressão nos teus colegas, chefe e até mesmo clientes que visitam a empresa. Afinal, é difícil confiar nas habilidades profissionais de alguém que não consegue manter a sua mesa de trabalho organizada.

Arruma os papéis

Muitas vezes perdemo-nos no fluxo do trabalho. Ao longo do dia e da semana, documentos, impressões e pedidos começarão a encher a tua mesa de trabalho. Manter toda essa pilha de papéis causa desorganização no teu espaço de trabalho e pode afetar negativamente a tua produtividade à medida que o dia e a semana avançam.

Nesse sentido, uma forma rápida e fácil de ordenar estes papéis é arquivar tudo o que precisa de ser arquivado de forma codificada. Isto é, entregar papéis, pastas e ficheiros num local que identifique o seu próximo destino. Além disso, deitar fora ou reciclar papelada velha e desnecessária.

Deste modo, a arrumação da tua pilha de papéis mantém-te a par das tarefas que podem ter sido esquecidas, mantém os seus colegas de trabalho informados e reduz a aglomeração do teu espaço de trabalho.

Utiliza um arquivo de mesa de trabalho

Na sequência da dica anterior, uma solução natural para mesas de trabalho desorganizadas é utilizar arquivos para mesa ou armários de arquivo. Estes ajudam-te a ter um destino ordenado e classificado para cada papel da tua secretária. São úteis para guardar papéis que utilizas frequentemente e também dão aos seus colegas de trabalho um local de destino claro para a papelada que precisa de destaque.

Limpa a tua mesa de trabalho

Enquanto estás a organizar a tua área de trabalho, faz uma verificação rápida do pó e limpa a tua área de trabalho. Se a tua mesa de trabalho não é limpa regularmente, é provável que tenhas uma camada de pó à tua volta. Podes limpá-la facilmente com uma toalha húmida ou toalhetes desinfetantes.

Organiza as decorações

As decorações da tua mesa de trabalho, não só são uma excelente forma de dar vida e brilho à tua área de trabalho, como dão a conhecer mais de ti aos teus colegas de trabalho. Contudo, podem ocupar muito espaço e desorganizar ainda mais o teu posto de trabalho.

Se forem objetos de pequena dimensão, podes mantê-los num cesto ou copo. No caso de molduras e quadros, a melhor maneira de os arrumar é pendurá-los numa prateleira ou armário.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário