Entrevista com Primeira Dama Débora Carvalho em destaque na revista francesa Brune

"Em exclusivo, a conversa privada, franca e apaixonada de Brune com a Primeira Dama de Cabo Verde". É assim descrita pela Brune, uma revista sediada em França dedicada a mulheres afrodescendentes, a entrevista com a primeira-dama que é capa da 93ª edição da publicação.

Na entrevista Débora Katisa Carvalho aborda vários temas e fala de algumas causas que desde sempre defendeu enquanto cidadã- a luta contra a pobreza feminina, a proteção dos animais e as mudanças climáticas.

“Os países pobres são as primeiras vítimas das consequências do aquecimento global o que é uma injustiça”, afirma Débora Carvalho à Brune e mais à frente acrescenta que “insiste nesta noção de injustiça relacionada com a mudança climática porque nós não a causamos, mas seremos os mais afetados”.

No âmbito da entrevista, a atual primeira-dama de Cabo Verde revela ainda que está a fazer um Doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa.

A primeira-dama enalteceu também o papel de Cesária Évora enquanto embaixadora do arquipélago. “Cesária Évora não foi apenas uma grande embaixadora, mas certamente a mais importante que tivemos”, salienta.

Questionada ainda sobre se vê na atual ministra francesa da Igualdade de Género, Diversidade e Igualdade de Oportunidades, Elizabeth Moreno, que nasceu em Tarrafal de Santiago, “uma figura de excelência do nosso país”, Débora Carvalho afirma que Elizabeth Moreno “é um motivo de orgulho para nós”.

A revista Brune é uma publicação de carácter generalista sediada em França e que se destina a mulheres afrodescendentes. Tem periodicidade bimestral e foi para as bancas em 1991, tendo depois uma interrupção de alguns anos para voltar a ser publicada em 2006, segundo informações das redes sociais da revista.

O link  para a entrevista na íntegra é disponibilizado na página oficial da Primeira-dama no Facebook.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us