Erros de gestão que podem diminuir a produtividade da sua empresa

Gerir a produtividade de uma empresa é fundamental para assegurar a sua vitalidade e competitividade. Conheça 6 erros a evitar na sua empresa, para não comprometer a sua produtividade.

1. Não monitorizar a produtividade

O primeiro erro que se pode cometer é não medir a produtividade da empresa. Identifique a realidade produtiva da empresa e descubra onde pode melhorar a produtividade da mesma. Ter processos bem definidos e disponibilizar os recursos humanos e produtivos mais capazes são duas opções a considerar.

2. Pensar que as pessoas são máquinas

É importante controlar o trabalho mas também criar ligações positivas com os colaboradores, estimulando- os e prestando sempre atenção à comunicação, sem deixar de manter a condição de chefe. Se olhar para um funcionário como um número, deve pensar que este não é um custo, mas sim algo que gera receitas difíceis de quantificar.

3. Negligenciar o espaço de trabalho

Um erro comum é desconsiderar a importância que o ambiente de trabalho físico tem na capacidade de trabalho dos colaboradores. Para melhorar a produtividade é necessário adequar o espaço ao trabalho efectuado e evitar interrupções e distrações.

4. Ignorar a concorrência

Confiar plenamente no seu processo interno e na qualidade do seu produto, esquecendo o que a concorrência anda a fazer e a propor, pode trazer sérias consequências para a sua empresa.

5. Não estudar os preços

Os preços devem ser bem analisados antes de serem lançados. Uma diminuição de preços, por exemplo, pode levar ao aumento de clientes mas também à perda de competitividade, já que a procura criada obriga a um esforço de produtividade que a empresa pode não estar preparada para manter.

6. Acumular empréstimos

Não conseguir manter o controlo financeiro, recorrendo a empréstimos para saldar as contas no fim do mês, é um erro grave. Este risco pode levar à alteração ou mesmo ao fim da produtividade de uma empresa

A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.

Frantz Tavares

Frantz Tavares

Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.

Outros Artigos da Inove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário