Evite cometer um dos 7 pecados financeiros

Evite cometer um dos 7 pecados financeiros

Os 7 pecados capitais financeiros podem condenar a sua empresa à falência.

1. Falta de controlo financeiro

Um erro financeiro comum é a falta de análise e de controlo financeiro. Não basta olhar para o negócio como um todo e saber qual o lucro e qual o prejuízo total, por exemplo. É necessário saber de onde vem o lucro e como, assim como descobrir para onde vão os gastos, com exactidão, para gerir convenientemente a empresa.

2. Financiamento descontrolado

Algumas empresas obtêm empréstimos de forma descontrolada, saciando as despesas presentes mas aumentando as dívidas e as probabilidades de sofrer complicações financeiras no futuro. Poucas vezes são estudadas as reais necessidades da empresa, as prioridades de pagamento e as melhores condições oferecidas pelo mercado bancário.

3. Mistura financeira

Se não houver separação das contas da empresa e das contas pessoais dos sócios, não se sabe o verdadeiro resultado financeiro de uma empresa.

4. Esquecer o mercado

Se uma empresa se encontra numa boa situação financeira e não se mantém constantemente ao corrente do mercado onde atua, é bem possível que se afunde em determinada situação, mais tarde ou mais cedo. Se esquece o mercado e o cliente, a empresa é capaz de ser também esquecida pelo cliente.

O cenário económico está sempre a mudar, assim como os seus intervenientes e a forma de actuar no mesmo, pelo que é necessário prestar atenção a todos os sinais de mudança.

5. Remuneração

Uma remuneração elevada dos sócios, desproporcional à situação financeira real da empresa, terá resultados desastrosos.

É imperial definir uma percentagem dos lucros para atribuir com moderação aos sócios.

6. Investimento mal planeado

Se uma empresa partir para investimentos por impulso, usando a emoção em vez da razão, ela pode estar a dar um tiro no próprio pé. É necessário saber escolher o investimento a fazer, tendo em consideração as verdadeiras necessidades operacionais do empreendimento e prever todos os riscos associados.

7. Estipular preços errados

Se uma empresa estabelecer altas margens de lucro e estipular preços elevados, pode estar, também, a entrar no caminho para a ruína.

Para definir os preços de um produto ou serviço é preciso prestar atenção à concorrência, mas saber também o real valor do produto, os seus custos totais e estudar o potencial de mercado, chegando por fim a um preço que permita à empresa obter algum lucro.

A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.

Frantz Tavares

Frantz Tavares

Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.

Outros Artigos da Inove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário