
Quinta-feira, 30 de Março, 2023
A segunda edição do Festival de Churrasco arranca esta sexta-feira, às 16:00, em Quebra Canela, na cidade da Praia, uma organização da empresa Tronku visando a promoção da cultura gastronómica e economia solidária no âmbito das churrasqueiras.
O certame, que decorre de sexta-feira a domingo, vai ter lugar no largo da Quebra Canela, com várias atividades e surpresas, com o objetivo de proporcionar aos praienses um dia diferente, sobretudo com a degustação de diversos pratos e a promoção e valorização dos mesmos.
“A essência deste festival é promover os sabores tradicionais de carnes de diversos animais, onde vamos mostrar que Cabo Verde tem muita potencialidade na parte de turismo gastronómico”, disse à Inforpress Alexandrino Lopes, um dos proprietários do Bar e Restaurante Tronku, empresa promotora do evento.
Por outro lado, o certame a que a organização denominou “Lumi na Braza”, visa também a “valorização humanitária, bem como a emancipação da classe subalterna”.
Para esta edição vão estar disponíveis além de churrasco de carnes, diversos tipos de peixes, que poderão ser encontrados nos restaurantes presentes, nomeadamente Kebra Cabana, Alkimist, Aki Si Trinka Um Lanche, Touro Louco, Nicole, Raiz de Djarfogo, Afrikanzia, Espaço 44, Matilde, Padjudu de Órgãos e Sabores de Ângela.
O Festival de Churrasco, que conta com a parceria de outras empresas e instituições, terá ainda atuação de artistas e grupos musicais, nomeadamente Ferro Gaita, Hélio Batalha, Grupo de Mandingas do Carnaval de São Vicente e desfile de rainhas de baterias de dois grupos do Carnaval da Praia, no primeiro dia.
No segundo dia, sábado, estão previstas atuações do grupo Fidjus de “Codé di Dona”, Totinho e Banda, Jennifer Soledade e DJ, e no terceiro e último dia, de Totinho e Banda, DJ, Mandingas e rainhas de baterias de Carnaval, entre outros grupos.
O preço da entrada, conforme Alexandrino Lopes, é de 500 escudos, para um dia, e três dias com o pacote único de 1000 escudos. Já os preços para a degustação dos churrascos vão variar de 200 a 1000 escudos. A segurança será garantida pela polícia da capital.
No primeiro dia do festival, sexta-feira, as atividades começam a partir das 16:00 e prolongam-se até as 02:00 e no segundo e terceiro dias, sábado e domingo, das 12:00 às 02:00.
A única novidade em relação à edição anterior, segundo Alexandrino Lopes, é que neste certame vão premiar com o valor de 100 mil escudos o restaurante que tiver maior pontuação pelos clientes no dia, e a entrega do prémio será no último dia do festival.
Para o futuro, a ideia, ajuntou, é expandir este festival para outras ilhas, no sentido de mostrar ao povo do arquipélago um prato diferente e gerar a economia local, sob a forma de exposição e degustação desses pratos.
Este responsável fez saber ainda que durante o Festival de Churrasco, a CVTelecom e a organização do evento vão homenagear a selecção cabo-verdiana de basquetebol pela qualificação inédita para o Mundial da modalidade.
O Festival de Churrasco foi realizado pela primeira vez no mês de Outubro de 2022, no largo da Quebra Canela, com representação de 11 churrasqueiras da cidade da Praia e um de São Lourenço dos Órgãos.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv