Investimentos de baixo risco para excedentes

Investimentos de baixo risco para excedentes

A sua empresa está com excesso de tesouraria, com liquidez ou sabe que vai ter de fazer um pagamento no futuro mas ainda dispõe de algum tempo para rentabilizar os seus recursos com esse fim? Então não deixe que essas quantias monetárias estejam expostas à perda de poder de compra, pela inflação, e invista para potenciar o dinheiro da sua empresa. Seja com objetivos de longo prazo ou de curto, soluções não faltam para empresas no banco.

Os seus excedentes devem ser investidos. Conheça duas soluções financeiras para os excedentes da sua empresa.

Contas poupança

Além de serem muito fáceis de constituir e exigirem pouco dinheiro no momento de abertura da conta, permitem às empresas o reforço do capital inicial e existem na modalidade de juros capitalizáveis (quando os juros que se vão vencendo são reinvestidos) e juros não capitalizáveis (vão sendo pagos na conta à ordem e não voltam a render juros nesse produto).

Se a sua ideia é rentabilizar um excesso de tesouraria que acabará brevemente escolha prazos curtos destes produtos. Se a sua ideia é ir poupando recursos da sua empresa regularmente e por um prazo mais largo de tempo, então existem prazos de seis meses ou um ano para clientes empresa.

Depósitos a prazo

Seja para poupar para novos equipamentos, por motivos de excedentes de tesouraria ou como reservas, os depósitos a prazo distinguem-se normalmente das contas poupança por alguns traços: retornos de juros normalmente superiores e impossibilidade de reforçar o montante inicial no momento da sua constituição.

Se procura uma solução de baixo risco, para um montante a entregar de uma só vez saiba que, frequentemente, quanto maior o prazo que está disposto a imobilizar os recursos da empresa maior as taxas de juro que remuneram estes produtos.

A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.

Frantz Tavares

Frantz Tavares

Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.

Outros Artigos da Inove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Deixe um comentário