
Sábado, 3 de Junho, 2023
Após quase dois anos do lançamento de “Se causa Dor não é Amor”, Miriam Medina lança “Uma dor além do parto”, um livro que traz relatos de mulheres que foram vítimas de violência obstétrica em vários hospitais do país.
“Fiz questão de trazer relatos de mulheres de várias ilhas para vermos que é um problema nacional”. Mas a autora explica que este é uma problemática internacional. “Por exemplo, em Portugal o tema está em alta e está a ser mais abordado. As pessoas já estão a dar a cara mais. Os relatos que trago no livro são de mulheres que estão a falar pela primeira vez. É algo que lhes causa dor”.
Segundo a autora, socióloga de formação, a ideia de compilar estes relatos surgiu após ter escrito o “Se Causa Dor não é Amor” e de ter realizado várias palestras, bem como de ter criado a página Sem Tabus no Facebook.
“Comecei a notar outras dores silenciadas das mulheres e é nesse sentido que decidi trazê-las para o debate público e uma delas é a violência obstétrica. Publiquei uma história na página Sem Tabus e surgiram relatos de outras mulheres que já passaram pelo mesmo problema. Então, decidi trazer o tema a nível institucional, visto que, é um problema grave. A mulher não merece passar por uma situação destas num momento em que está vulnerável”.
“Falar de dor é uma forma de falar de amor”, é assim que Miriam Medina justifica a sua escolha de abordar as “dores” das mulheres nas suas obras.
“É preciso falar para se superar as dores e só depois viver uma felicidade quase plena, digamos assim. Sabemos que esses problemas existem, é o caso da violência, mas as mulheres não denunciam por medo de represálias. Então, não devemos esconder as nossas dores com medo do que os outros vão pensar. Temos que falar sobre as nossas dores para um dia deixarem de o ser”, diz e apela as mulheres a denunciarem os seus traumas nas entidades competentes.
“A mulher vai em busca do conforto para ter o filho e o sistema de saúde cria um trauma. Situações deste tipo de violência não podem passar impunes”. A autora espera que a nova obra tenha um impacto positivo na sociedade cabo-verdiana.
“Após quase dois anos do lançamento do primeiro livro senti que as coisas estão a mudar. Se conseguir mudar uma vida para mim já é reconfortante e agora está nas mãos de quem realmente pode fazer alguma coisa”.
A obra “Uma dor além do parto” foi lançada nesta terça-feira, 08, no Palácio da Presidência da República e contou com a presença do Presidente da República, José Maria Neves, da Primeira-dama, Débora Carvalho, e do diretor nacional da Saúde, Jorge Noel Barreto.