Nutricionista alerta para importância de seguir orientações do profissional para adoção de uma dieta vegetariana

O nutricionista Paulo Carvalho alertou este domingo, 16, para a importância de as pessoas seguirem as orientações dos profissionais da área quando decidem adotar uma dieta vegetariana por forma a evitar problemas de saúde advenientes do regime alimentar sem acompanhamento.

A tendência mundial de buscar uma alimentação mais saudável, livre do excesso de açúcar, priorizando produtos orgânicos, produzidos de maneira sustentável, caminha em direção ao que é proposto pelo estilo de vida vegetariano.

No dia que se celebra o Dia Mundial da Alimentação, a Inforpress entrevistou o nutricionista Paulo Carvalho, para falar um pouco sobre a importância da alimentação saudável e da dieta alimentar vegetariana.

Segundo este responsável, com o planeamento correto, uma dieta vegetariana que tenha uma boa variedade de alimentos pode atender a todas as necessidades nutricionais, tanto de adultos quanto de crianças e adolescentes, e ainda pode diminuir o risco de diabetes, alguns tipos doenças cardíacas.

Manter uma dieta e estilo de vida vegetariano, especificou, pode trazer diversos benefícios, principalmente se a pessoa segue uma dieta balanceada e une esse consumo com um estilo de vida saudável.

Entretanto, Paulo Carvalho alertou para a rotina alimentar de um vegetariano que precisa ser bem acompanhada, principalmente para que os níveis de proteínas e calorias estejam dentro do necessário para o funcionamento do organismo.

“A dieta vegetariana pode ser feita em qualquer idade desde que haja um acompanhamento nutricional, por exemplo se a dieta for feita para uma criança, o especialista tem que conhecer bem o processo de alimentação dos pais para saber como introduzir a dieta para a criança. Há muitos processos que têm que ser estudados antes de uma dieta vegetariana na família”, salientou.

Paulo Carvalho salientou que a troca dos alimentos de origem animal para os de origem vegetal pode trazer muitos benefícios para a saúde, principalmente pelo suprimento de vitaminas e minerais ao corpo.

A avaliação tem que ser diferenciada porque, normalmente, o vegetariano não consome carne o que faz com que o vegetariano consuma produtos ricos em vitaminas B. Um vegetariano não consegue por causa da carne ter que comer outros produtos para repor os nutrientes e vitaminas para suprir a carência de vitaminas B, tem que comer produtos ricos em ferro como feijões.

Destacou que a maior vantagem da introdução alimentar vegetariana está na opção de consumir diversos tipos de alimentos diferentes da carne de origem animal, como frutas, verduras, legumes, grãos e outros, que trazem benefícios à saúde.

“A vantagem é que com a dieta vegetariana a pessoa tem mais disposição, mais energia, pele mais saudável, a pessoa consegue ter melhor concentração. A única desvantagem é não tens os produtos no mercado, isso acaba agravando a dieta do vegetariano. A outra desvantagem é quando a pessoa decide seguir a dieta sem ter um acompanhamento nutricional e poderá ter problemas gravíssimos da saúde”, afirmou.

Questionado se tem registado muita procura de cabo-verdianos para esclarecimentos ou indicações para a implementação de uma dieta vegetariana disse que não tem havido muita procura.

“As pessoas têm que ter muito cuidado ao iniciar a dieta vegetariana, se a pessoa está habituada a comer carne e peixe todos os dias e de repente muda para comer só vegetais, iogurte e ovos tem que ter cuidados porque terá problemas com a saúde. Não podemos brincar com a nossa saúde”, concluiu.

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de Outubro, data que marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em 1945.

A celebração da efeméride foi estabelecida em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da FAO.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us