O pitch perfeito

O pitch perfeito

O pitch é uma apresentação curta de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse do investidor ou do cliente pelo seu negócio, assim, deve conter apenas as informações essenciais e diferenciadas. O pitch deve tanto poder ser apresentado apenas verbalmente quanto ilustrado em 3 a 5 slides.

Não existe uma fórmula universal, pois cada investidor tem um interesse diferente, assim sendo, é possível que tenha de elaborar diferentes versões do seu pitch para apresentar conforme o perfil do ouvinte.

Pode considerar elaborar o seu pitch da seguinte forma.

Slide 1 – Identifique a Oportunidade

Um pitch deve começar indicando qual a oportunidade que a sua empresa irá atender, isto é, qual o mercado e a necessidade que o mesmo tem e não é bem atendida, de forma bem objetiva e direta. Exemplo: “Nós iremos resolver o problema das perdas na distribuição de água” -> aqui já determinou o mercado (“distribuidoras de água”) e a oportunidade (“resolver o problema das perdas”).

Slides 2 – Apresente a sua Solução

A seguir, apresente rapidamente qual a solução que propõe para atender a necessidade da oportunidade já destacando a sua inovação ou diferenciação. Continuando o exemplo anterior: “através de uma tecnologia própria não-invasiva de monitoramento ativo que identifica os pontos de perda para reparo”. Veja que não foi necessário detalhar como a mesma funciona, mas ao mesmo tempo já destacou um diferencial (“tecnologia própria”).

Slide 3 – Destaque os seus Diferenciais

Deve agora reforçar as suas vantagens competitivas perante a solução dominante do mercado, comparando com quem já tenha a maior quota do mercado que irá actuar independentemente de ser similar. Exemplo: “A nossa tecnologia, diferentemente da maior empresa neste mercado, não precisa que se instalem medidores específicos, pois monitoramos o fluxo de água por nosso equipamento de detecção”.

Slide 4 – Explicando a sua Proposta

Apresentando a um investidor, deve mostrar qual o estágio do seu negócio, qual valor do investimento que procura e como será utilizado. Exemplo: “Já temos um protótipo funcional testado e avaliado pela companhia XYZ e estamos à procura de um investimento de N$ para completar o desenvolvimento, fabricar as unidades piloto e assinar os primeiros contratos”. E completar perguntando se teria interesse em avaliar para investir.

Apresentando a um cliente, deve mostrar qual a sua proposta comercial. Exemplo: “Nossos serviços são remunerados com uma parte da poupança que gerarmos para a sua empresa; não precisará fazer qualquer investimento”.

Concluída a elaboração da apresentação, simule a mesma, tanto utilizando os slides quanto sem os mesmos. Procure apresentar para colegas e amigos, solicitando feedbacks.

Soluções INOVE — Consultores Empresariais
Capacite-se para navegar com confiança nas complexidades das questões financeiras, fiscais e tributárias. O nosso conjunto abrangente de ferramentas financeiras e orientação especializada pode ajudá-lo a tomar decisões informadas, otimizar a saúde financeira da sua empresa e atingir os seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Quer pretenda aumentar o fluxo de caixa no próximo trimestre, poupar para uma nova atualização dos equipamentos dentro de alguns anos ou planear os anos dourados da sua empresa, contacte-nos hoje mesmo para saber mais sobre como o podemos ajudar a navegar o cenário de constante mudança das questões fiscais e tributárias, para o manter no caminho certo, ou ajudar a sua empresa a levantar voo.

A INOVE Consultores Empresariais lançou a sua iniciativa “Repensa 2022”, que visa dar uma visão especial do setor gerencial, fiscal e financeiro. Partilhamos contigo as nossas reflexões sobre os mais variados assuntos relacionados com as tendências e mudanças que ocorrem nesse setor. O nosso objetivo é dar-lhe informações objetivas e precisas, graças à experiência técnica das equipas da INOVE Consultores Empresariais. Repensa a tua empresa em 2022. Conta com a INOVE.

Frantz Tavares

Frantz Tavares

Especialista em finanças e banca pela Luxembourg School of Finance e Stern School of Business (New York University), consultor de empresas e de investidores nacionais e internacionais há mais de 17 anos na INOVE Consultores Empresariais.

Outros Artigos da Inove
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on facebook

Pode gostar também

Deixe um comentário