Pão integral 100 %

Pão integral 100 %

Sem aditivos não processados e ideal para o pequeno almoço ou lanche. A receita é do nosso parceiro Minha Vida - Veggie.

Ingredientes:

Farinha integral

1kg

Fermento para pão

1 Pacote de 11 a 15 gramas

Água morna

q.b.

Sal

q.b.

Preparo: 

Num recipiente amplo coloca-se 1 kg de farinha integral, abrindo-se uma cova no meio onde se coloca um pacote de 11 a 15 gramas de fermento para pão e uma colher de sopa de açúcar para ativar o fermento.

Junta-se água morna aos poucos e vai-se misturando tudo com as mãos até virar uma massa nem muito seca nem muito grudenta.

Adicione-se só agora o sal a gosto para não matar o fermento. Quando não gruda mais nas mãos começa-se a amassar. Ora sovando a massa, ora batendo no recipiente, ora batendo contra as bordas desses mesmo recipiente. Esse processo demora 15 minutos.

Faz-se uma bola e cobre-se com um pano ou toalha até levedar. Nessa altura amassa-se mais uns 2 minutos. Forma-se pequenos pães e rendem normalmente 13 a 15 unidades. Vão-se colocando em tabuleiros untados ou outros recipientes de ir ao forno.

Cobrem-se os pãezinhos com um pano ou um toalha para levedarem.

Pré-aquece o forno e coloca-se os recipientes com os pães em cima do fogão para levedarem mais depressa.

Assim que levedem vão ao forno quente por 15 a 30 minutos dependendo dos fornos. E que lindos pãezinhos saborosos e saudáveis!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us