
Quinta-feira, 7 de Dezembro, 2023
A Primeira-dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, recebeu nesta terça-feira, 19, em Nova Iorque, nos EUA, o prémio internacional DUSUSU Award. A informação é avançada pela página oficial de Facebook Débora Katisa Carvalho – Primeira Dama CV.
Segundo informação avançada no perfil oficial da Primeira Dama, o prémio é “concedido em reconhecimento à sua contribuição na promoção das causas das meninas e mulheres cabo-verdianas e africanas.”
A fundadora do DUSUSU Award, Zuriel Oduwole, “é uma jovem ativista social, cineasta e conselheira presidencial, cujas raízes estão em Los Angeles e na Nigéria”, é avançado na publicação.
O prémio DUSUSU surge no âmbito do programa Dream Up, Speak Up, Stand Up (DUSUSU) que “foi lançado pela primeira vez em março de 2013, em Lagos, na Nigéria”, avança o jornal The Guardian, da Nigéria. A iniciativa foi para outros 13 países, incluindo Malawi, México, Etiópia, Reino Unido, Gana, África do Sul, Namíbia, Quénia, Ruanda, Moçambique e Tanzânia.
“O objetivo é usar a plataforma para encorajar as raparigas a permanecer na escola e a obter a melhor educação possível, mostrar aos pais o que as raparigas podem alcançar se tiverem a oportunidade, mostrar a outros adultos porque é importante concentrar-se na educação das raparigas e encorajar os líderes a ajudar a lutar pelo desenvolvimento das meninas.”
Em 2019, a então Primeira-Dama Lígia Fonseca recebeu a VI edição do prémio.
Débora Carvalho encontra-se em Nova Iorque para participar em alguns eventos, nomeadamente da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento, que acontecem à margem da 78.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv