Primeira-dama de Cabo Verde recebe prémio internacional DUSUSU em Nova Iorque

Débora Carvalho encontra-se nos EUA para participar em alguns eventos que acontecem à margem da 78° Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Reprodução Facebook

A Primeira-dama de Cabo Verde, Débora Carvalho, recebeu nesta terça-feira, 19, em Nova Iorque, nos EUA, o prémio internacional DUSUSU Award. A informação é avançada pela página oficial de Facebook Débora Katisa Carvalho – Primeira Dama CV.

Segundo informação avançada no perfil oficial da Primeira Dama, o prémio é “concedido em reconhecimento à sua contribuição na promoção das causas das meninas e mulheres cabo-verdianas e africanas.”

A fundadora do DUSUSU Award, Zuriel Oduwole, “é uma jovem ativista social, cineasta e conselheira presidencial, cujas raízes estão em Los Angeles e na Nigéria”, é avançado na publicação.

O prémio DUSUSU surge no âmbito do programa Dream Up, Speak Up, Stand Up (DUSUSU) que “foi lançado pela primeira vez em março de 2013, em Lagos, na Nigéria”, avança o jornal The Guardian, da Nigéria. A iniciativa foi para outros 13 países, incluindo Malawi, México, Etiópia, Reino Unido, Gana, África do Sul, Namíbia, Quénia, Ruanda, Moçambique e Tanzânia.

“O objetivo é usar a plataforma para encorajar as raparigas a permanecer na escola e a obter a melhor educação possível, mostrar aos pais o que as raparigas podem alcançar se tiverem a oportunidade, mostrar a outros adultos porque é importante concentrar-se na educação das raparigas e encorajar os líderes a ajudar a lutar pelo desenvolvimento das meninas.”

Em 2019, a então Primeira-Dama Lígia Fonseca recebeu a VI edição do prémio.

Débora Carvalho encontra-se em Nova Iorque para participar em alguns eventos, nomeadamente da Organização das Primeiras Damas Africanas para o Desenvolvimento, que acontecem à margem da 78.ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Pode gostar também

Deixe um comentário

Follow Us