Bolsa de Valores de Cabo Verde: Caso de Sucesso Morabi

Lina Gonçalves – Presidente do Conselho de Direção da Morabi  

“Éramos um programa que fazia parte de uma ONG, que é a Morabi Associação Cabo-verdiana de autopromoção da mulher. Em 2018, por imposição legal, a ONG Morabi Associação Cabo-verdiana de autopromoção da mulher já não podia exercer a atividade de microfinanças, então teve que segregar a função de cariz social e transformar programa de microfinanças numa instituição denominada de Morabi, Cooperativa de Poupança e Crédito, Lda. (Morabi). Temos como missão oferecer, de forma sustentável, a nível nacional, produtos financeiros com especial atenção para as mulheres, mas também para os novos segmentos do mercado que são os micro e pequenos empresários. A nossa missão e visão têm como pilar os nossos valores. Temos uma equipa coesa que está comprometida com a visão desta instituição e que nos permite alcançar os resultados que almejamos. Elegemos a inovação como prioridade. Saímos da zona de conforto para ir à procura do novo, sem colocar em causa o cumprimento da nossa missão social. Esse processo foi abraçado e acarinhado por todos os intervenientes, desde o primeiro momento. Estamos a falar de toda a equipa da Bolsa de Valores de Cabo Verde, do PNUD, do Estado de Cabo Verde, sem esquecer dois intervenientes importantes que são a Ernst & Young, que fez todo o trabalho de revisão externa a título pro bono e o nosso investidor, que é o Banco Comercial do Atlântico, que subscreveu a 100% essa operação e fez com que tenhamos esta operação materializada.

Esta emissão permitiu-nos rever o nosso preçário, reduzir o tempo de espera para menos de 265%, deixando os interessados de aguardar mais de dois meses para ter acesso ao financiamento por falta de liquidez da Morabi, aumentar a nossa carteira de crédito, reduzir a nossa taxa de juro, abraçar e atender novos segmentos do mercado.

O impacto é bastante positivo na medida que nos ajuda a continuar a cumprir a nossa missão social, que é incluir e ajudar cada cabo-verdiano e família cabo-verdiana que está fora do sistema financeiro clássico e quem tem dificuldades em aceder a financiamento como forma de empreender, melhorar o seu negócio ou melhorar as suas condições de vida, a conseguir fazê-lo junto da Morabi.

A Morabi, enquanto instituição de microfinanças, acaba por dar o seu contributo na redução do desemprego, na redução de desigualdades sociais e na inclusão, quer social como financeira, para as pessoas que estão fora do sistema financeiro clássico, por diversas razões”.

CÍNTIA RAMOS – Empreendedora | Jardim infantil

“Eu tenho uma creche. Tendo formação na área, surgiu-me a minha ideia de criar uma creche. No início, tive dificuldades porque não tinha a quantia que precisava. No entanto, os meus familiares ajudaram-se com a metade do valor necessário e eu recorri a um crédito junto da Morabi para obter o remanescente. Confesso que tive muitas dúvidas se conseguiria realizar o projeto, contudo, depois que consegui o crédito junto da Morabi, em menos de dois meses, a creche já estava cheia de crianças. Comecei com uma sala, porque não tinha condições para alugar um espaço. Fui construindo em minha casa e quando me apercebi já tinha três salas cheias e três instrutoras. Hoje sou grata à Morabi, porque a Morabi fez com que eu chegasse onde estou agora, quando não acreditava que daria certo”.


ADILSON ALMEIDA – Empreendedor | Carpintaria

“O meu negócio significa tudo para mim! Comecei desde criança a batalhar e a seguir para atingir os meus objetivos, junto com a minha família, dependendo do meu negócio.
Nunca acreditei que poderia vir a beneficiar de um crédito, mas fui incentivado por um amigo a solicitar um crédito junto da Morabi.

Ainda me lembro, o primeiro crédito que solicitei à Morabi foi em torno de 30.000$00 ECV (trinta mil escudos), um valor pequeno que consegui pagar na totalidade. Hoje, vários anos depois, tenho tudo a agradecer à Morabi porque graças a esta tenho condições de pedir um crédito muito superior – 800.000$00 ECV (oitocentos mil escudos);

Graças à Morabi já construí a minha casa, comprei um carro para frete e, recentemente, a Morabi concedeu-me outro crédito para comprar mais um carro. Portanto, sou grato à Morabi sempre porque me ajudou!”.

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us