Cabo Verde e Portugal vão negociar até final do ano novo plano estratégico de cooperação – embaixador

Cabo Verde e Portugal vão negociar até final do ano novo plano estratégico de cooperação – embaixador

Cabo Verde e Portugal vão negociar, até o final do ano, o novo plano estratégico de cooperação para arranjar novas ideias e propostas de cooperação, disse hoje o embaixador de Portugal, António Albuquerque Moniz.

A informação foi dada pelo diplomata português, após a inauguração de um mural de pintura do artista cabo-verdiano Tutu Sousa, no espaço exterior de acesso à Embaixada na Praia, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, que se assinala hoje, 10 de Junho.


Esse novo plano de cooperação, segundo António Albuquerque Moniz, vai abarcar todos os sectores de cooperação existentes e que sejam em benefício para os dois países.


Instado a analisar cooperação entre os dois países, o embaixador de Portugal em Cabo Verde disse que se trata de uma relação “familiar e especial”, sendo por isso, “excelente em todos os níveis”.


“Prova disso, é a solidariedade que Portugal tem demonstrado com Cabo Verde no combate à pandemia da covid-19 com o envio de equipas médicas e vacinas”, indicou António Albuquerque Moniz, ressaltando as relações existentes no sector da educação, da saúde, da ciência e da economia.


“Todas as áreas são importantes e em todos esses sectores temos um relacionamento importante com Cabo Verde”, notou o diplomata, considerando que há sempre espaços para melhorias.


Em relação à efeméride, António Albuquerque Moniz disse que se trata de uma data revestida de grande simbolismo, por Portugal ser uma Nação de centenas de anos de história.


Neste Dia de Portugal, o embaixador acreditado na Praia deixou uma mensagem de “esperança e retoma” aos portugueses “porque de forma gradual está se voltar à vida normal e às actividades económicas.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest