
Sexta-feira, 19 de Agosto, 2022
O ministro da Educação considerou hoje os resultados das aprendizagens no ano letivo em curso “satisfatórios” e avançou que o abandono escolar no ensino básico situa-se abaixo de 1% e no secundário ronda os 1,5%.
Amadeu Cruz fez essa consideração em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, quando convidado pelos jornalistas a fazer o balanço do ano letivo 2021/2022.
“Apesar de ainda não termos todos os dados, tivemos dificuldades na avaliação na transição do 8º para 9ºano, e vamos ter de fazer avaliação interna dos resultados das aprendizagens para tomar medidas”, disse.
Segundo o governante, no 9º ano o sistema educativo vai ter de melhorar “ainda mais” para poder diminuir as taxas de retenção.
O ministro, que se referiu sobre a abertura das cantinas escolares durante o período de férias, avançou que mais de 50% das cantinas estão a funcionar e a beneficiar mais de 50% dos alunos.
“O funcionamento das cantinas foi uma medida extraordinária tomada no contexto de crise, mas é preciso continuar a avaliar”, acrescentou, salientando que os funcionários do sector da educação estão atentos para responder esta demanda a nível da emergência declarada no país.
Estão abertas cantinas escolares no interior de Santiago, Santo Antão, Praia e outros concelhos do arquipélago, segundo disse o ministro.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv