Acrides pede maior atenção no acompanhamento dos filhos no seio familiar

A presidente da Associação das Crianças Desfavorecidas (Acrides), Lourença Tavares, pediu maior atenção no acompanhamento das fases de crescimento dos filhos no seio familiar, “factor importante” para melhor estrutura da família.

Em declarações à Inforpress, por ocasião do Dia Internacional da Família, que se assinala hoje, 15 de Maio, Lourença Tavares apontou a necessidade de uma orientação e acompanhamento às famílias, em compreender e conhecerem as fases de crescimento dos filhos e como proceder.


“A importância da estrutura familiar contribui para uma melhor integração dos filhos no seio da família, e em Cabo Verde precisa-se trabalhar esta questão, principalmente no que tange a entrada dos jovens na violência”.


A nível da legislação, Lourença Tavares referiu que o País está a trabalhar a questão, mas indicou que há um grande número de crianças que não são registadas pelos pais, um número também grande de crianças que crescem só com as mães.


“Está-se a trabalhar esta questão, no sentido dos pais assumirem as suas responsabilidades para uma melhor estruturação e estabilidade dentro das famílias”, frisou.


Por outro lado, a presidente da Acrides chamou a atenção para a importância de haver mais espaços falando de famílias e todos os factores de risco que contribuem para a sua desestruturação.


“É educar para a presença e o papel importante que cada membro da família tem para uma melhor estrutura”, realçou.


O Dia Internacional da Família foi estabelecido em 1993 pela Assembleia-Geral das Nações Unidas, com o objectivo de reflectir sobre a importância da família como a base fundamental da sociedade e sobre os desafios que estas enfrentam em todo o Mundo.


Em 2015, a ONU adoptou, por unanimidade, os 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, para os quais as políticas e programas orientados às famílias representam um papel vital na sua concretização.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest