Andebol: Ana Seabra chega ao país por força de contactos entre Federação Cabo-verdiana e responsável do FC Porto

A vinda da nova seleccionadora de Cabo Verde de andebol feminino, a portuguesa Ana Seabra, é fruto de contactos entre a Federação Cabo-verdiana de Andebol e o responsável do andebol do FC Porto, José Magalhães.

 

Segundo esclareceu à Inforpress o presidente da federação nacional da modalidade, António Teixeira, a vinda de Ana Seabra, técnica que chega a Cabo Verde este sábado, 15, para preparar o combinado feminino para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2021 nos Camarões, não está ligada a quaisquer contactos com a Federação Portuguesa de Andebol, mas sim a contactos com José Magalhães.


Ao que apurou a Inforpress, José Magalhães tem tido uma ligação cordial com o andebol cabo-verdiano, tendo inclusive influenciado a ida de alguns jogadores cabo-verdianos para a profissionalização em Portugal de que é exemplo o capitão da selecção cabo-verdiana, Leandro Semedo, atleta que representou o FCPorto antes da sua partida para Espanha.


A nova seleccionadora, segundo avançou António Teixeira à Inforpress, chega a Cabo Verde focada no projecto Campeonato Africano das Nações, CAN’2021, que se realiza de 08 a 18 de Junho em Yaoundé (Camarões), mas a federação está apostada no ciclo olímpico, pelo que quer dar tempo a Ana Seabra para depois debruçar-se sobre qualquer contratação neste quadro de 2024.


Ana Seabra, segundo plano federativo, vai iniciar os trabalhos com a pré-selecção já a 16 do corrente, logo após a sua chegada ao arquipélago, com um grupo reduzido na Cidade da Praia, para depois seguir à ilha do Sal para aventar a possibilidade da integração de uma ou outra jogadora no plano final dos trabalhos, já que neste momento as pré-convocadas trabalham faseadas na Cidade da Praia, no Sal e em São Vicente.


Antiga capitã da seleção de andebol de Portugal, Ana Seabra é considerada uma das grandes figuras da história do andebol feminino português e afigura-se como atleta mais internacional de sempre da selecção das quinas.


Com 215 internacionalizações pelas selecções nacionais de Portugal, 176 delas pela selecção A, Seabra fez parte da “geração de ouro” que conseguiu o inédito apuramento para o Campeonato da Europa de 2008.


A selecção cabo-verdiana de andebol feminino está inserida no Grupo C do 24º Campeonato Africano das Nações juntamente com as equipas nacionais de Angola, do Congo e da Argélia.

 

Inforpress/Fim

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest