Artur Silva e Etelvina Reis vencem primeira edição de “Nôs corrida” no Mindelo

Os atletas Artur Silva e Etelvina Reis venceram em primeiro lugar, na categoria sénior, masculino e feminino, respectivamente, da primeira edição de “Nôs corrida” realizada hoje, no Mindelo, para assinalar o Dia do Desporto Cabo-verdiano.

O evento, que teve como palco de arranque e chegada a praia da Laginha, reuniu cerca de 40 atletas das categorias sénior, veterano e júnior, e na organização o Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a Associação de Atletismo de São Vicente.

No escalão sénior, Artur Silva, que tem estado a dominar as provas em São Vicente e também a nível nacional, admitiu ter feito uma “largada forte”, mantendo o ritmo até o fim do percurso de cerca de nove quilómetros, completo em cerca de 22 minutos, depois de passar por artérias da cidade do Mindelo e zonas dos arredores.

Para o atleta de São Vicente, a competição significou também uma preparação para a prova de São Silvestre na ilha, tida como “principal objectivo”, ainda mais porque reuniu atletas de outras ilhas como Santo Antão e São Nicolau, servindo para “mais bagagem, ver como os outros atletas estão e como gerir o tempo”.

O pódio de sénior masculino ficou completo ainda com Mili Brito, em segundo lugar, e Homero Cardoso, em terceiro.

Em sénior feminino, a vencedora foi a santantonense Etelvina Reis, também já acostumada ao pódio e que também aproveitou para mais uma preparação à corrida de São Silvestre, na qual pretende participar, em São Vicente, a 31 de Dezembro próximo.

Os outros lugares cimeiros em feminino foram preenchidos por Liliana Lima e Ilídia Fernandes, segundo e terceiro lugares, respectivamente.

A primeira edição de “Nôs corrida” (Nossa corrida, em português) teve ainda a participação de atletas veteranos, sendo que no feminino o pódio fez-se com Crisólita Rodrigues, em primeiro, seguida de Jenifer Rodrigues e Amélia Oliveira. No masculino, os vencedores foram Domingos Rodrigues, Airton Andrade e Bruno Rodrigues.

Já no escalão junior, que assim como os veterenos teve um percurso de cerca de cinco quilómetros, Ricardo Chantre, 16 anos, foi o primeiro a chegar à meta e mostrou-se contente por ter ganho a primeira prova oficial em que participava. Os outros lugares foram preenchidos por Cleiton Rodrigues e Leonardo Fortes.

Em feminino houve apenas a participação de uma atleta, Marina Delgado, que aos 12 anos venceu também a sua primeira prova oficial.

Da parte da organização, o presidente da Associação Regional de Atletismo de São Vicente, Arlindo Fonseca, faz um balanço positivo da competição, na qual, a seu ver, teve “bons competidores” favorecidos por um “bom percurso e um tempo agradável”.

A prova, também organizada na Cidade da Praia, visa promover, conforme informações do IDJ, uma actividade de participação massiva e inclusiva e lançar as bases para a construção de um evento de referência e de participação alargada da população, que poderá acontecer, anualmente e em simultâneo, por ocasião do Dia do Desporto Cabo-verdiano (comemorado a 13 de Novembro) em todos os concelhos do País.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest