
Domingo, 29 de Janeiro, 2023
A África Ocidental está perto de iniciar a produção local de diferentes tipos de vacinas na sub-região, anunciou na sexta-feira Stanley Okolo, director-geral da Organização da Saúde da África Ocidental (OOAS).
A mesma fonte explicou, numa conferência de imprensa após a 23ª Reunião Ordinária de Ministros da Saúde da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que a sub-região começaria a fabricar essas vacinas para questões de saúde como covid-19, febre amarela, raiva, bem como antivenenos, para se tornarem auto-suficientes na produção e disponibilidade de vacinas.
“Reunimos cinco empresas candidatas que nossas avaliações mostram que estão perto de fabricar vacinas em nossa região. Duas delas são de Gana, duas da Nigéria e uma do Senegal”, disse Okolo, citado pela agência de notícias chinesa, Xinhua.
No médio e longo prazo, Staley Okolo estimou que a região da África Ocidental poderá produzir 22 vacinas após fortalecer sua indústria farmacêutica.
O director-geral da OOAS acrescentou também que a instituição fez uma parceria com a Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO) para desenvolver um roteiro para as empresas farmacêuticas adoptarem boas práticas de fabricação e um sistema para garantir que os produtos sejam produzidos e controlados consistentemente com padrões de qualidade.
Cabo Verde fez-se representar nesta reunião ministerial da CEDEAO pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário.
Inforpress/Xinhua
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv