Autarca de São Filipe “esperançoso” no reforço de ações de cooperação do Luxemburgo na região Fogo e Brava

O presidente da Câmara Municipal de São Filipe e da Associação dos Municípios do Fogo e Brava, Nuías Silva, mostrou-se “esperançoso” de que a ação da cooperação luxemburguesa na região seja reforçada nos próximos tempos.

O autarca manifestou a expectativa, em jeito de balanço da sua estada, esta semana, no Luxemburgo, integrando a delegação da visita de Estado do Presidente da República, José Maria Neves, ao Luxemburgo, de 23 a 25 de Maio.

“Esta missão também serviu para fazer outros contactos, quer com a Lux Development, quer com outros municípios, para áreas como a saúde e a proteção civil para cobrir a região Fogo e Brava. Estou esperançoso de que iremos ter bons resultados e deste ‘networking’ que nos foi proporcionado durante esta missão”, frisou.

Conforme Nuías Silva, existe também uma “importante cooperação” na área da educação no município de São Filipe e de Santa Catarina do Fogo e que agora vai estender-se ao município dos Mosteiros, com a confirmação que teve na reunião com a Organização Não Governamental (ONG) luxemburguesa Bettembourg Repeat.

“A cooperação luxemburguesa é extremamente importante para a ilha do Fogo, temos uma vasta cooperação na área da água, através da empresa inter-municipal Água Brava, em que grande parte de todo o apoio técnico e infraestrutural é da cooperação luxemburguesa. A região Fogo e Brava está a contar com outros investimentos luxemburgueses, nomeadamente, na questão da dessalinização da água na ilha Brava”, disse.

Nesta visita de três dias ao Grão-Ducado do Luxemburgo, José Maria Neves esteve acompanhado de uma delegação governamental, municipal e empresarial, que integrou, para além do presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Nuías Silva, os presidentes da Bolsa de Valores de Cabo Verde, Miguel Monteiro, do Parque Tecnológico de Cabo Verde, Carlos Monteiro, e do Conselho Diretivo da Pró-Empresa, Edney Cabral

Os ministros dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui de Figueiredo Soares, das Comunidades, Jorge Santos, e da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro também fizeram parte da delegação.

A visita do Presidente da República ao Luxemburgo aconteceu no momento em que os dois países celebram 30 anos de relações de cooperação, iniciadas nos finais da década de 1980, o que deu origem à assinatura do Acordo Bilateral Geral em matéria de Cooperação para o Desenvolvimento na década de 1990.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest