Boa Vista: Município assume trabalhar plano de mitigação de ação climática para o Pacto de autarcas para África Subsariana

A Câmara Municipal da Boa Vista está empenhada em mitigar as alterações climáticas e vai trabalhar um plano de ação climática para a ilha, lançado com o intuito de abranger o município no Pacto de Autarcas para Africa Subsariana.

O anúncio foi feito esta quarta-feira, 05, pelo presidente da autarquia local, Cláudio Mendonça, durante a socialização do programa “Pacto de Autarcas para a África Subsariana (COMSSA)”, financiado pela União Europeia e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).

O Pacto de Autarcas para a África Subsariana (CoM SSA) apoia as autoridades locais na luta contra as alterações climáticas e de forma a assegurar o acesso das suas populações a energia limpa. Lançado em 2015 pela União Europeia, o CoM SSA é um dos nove “pactos regionais” do Pacto Global de Autarcas para o Clima e a Energia (GCoM).

No âmbito do CoM SSA, as autoridades locais são convidadas a assumir um compromisso político voluntário com a implementação de medidas em matéria de energia e clima nas suas comunidades e o desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo com três objectivos principais: acesso à energia, mitigação e adaptação às alterações climáticas. Com vista a traduzir este compromisso político em medidas concretas, os signatários do CoM SSA comprometem-se a elaborar e implementar um SEACAP.

“Para nós é bastante importante, porque estamos a falar de clima e estamos preocupados com a questão do clima a nível local, mas também mundial. Há riscos enormes em relação às alterações climáticas, sendo o município da Boa Vista uma ilha bastante vulnerável neste aspeto”, afirmou, referindo-se à prioridade que o município poderá dar para ser contemplada para com um financiamento desta envergadura.

Cláudio Mendonça considerou ser bastante importante cingir na questão das alterações climáticas a nível local, por ser Boa Vista um município bastante vulnerável neste aspeto, pelo que justificou que a ilha terá que trabalhar num plano de ação climática.

Entretanto, o autarca indicou que há outros programas que podem ser efetivamente financiáveis, mas que podem carecer de outros financiadores ou co-fundadores num programa, daquilo que é o alinhamento da proteção ambiental.

Daí que, clarificou, os projetos da ilha da Boa Vista serão na redução daquilo que são os efeitos da ação climática, nomeadamente, instalações de painéis solares.

O vereador do Ambiente e Saneamento, Venceslau Sanches, presente na apresentação do “Pacto de Autarcas para a África Subsariana (COMSSA)”, considerou que a ilha tem vários projectos por implementar, dependendo da análise das prioridades.

O vereador verificou, entretanto, que a ilha tem a necessidade de proteção de água através de energias renováveis através de dessalinização de água para agricultores, aumentar a necessidade de contemplar mais plantação de tamareiras que para além de coqueiros, e substituição das acácias.

O mesmo identificou ainda projetos de iluminação de ruas tendo em conta que o seu entendimento na ilha da Boa Vista pode ser utilizado energias renováveis para iluminação pública que teria um impacto grande e também a nível social para a própria Câmara Municipal da Boa Vista.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest