Brava: Governo e autarquia inauguram Balcão Único de atendimento em Nova Sintra

A cidade de Nova Sintra passa a contar com um Balcão Único de Atendimento, inaugurado este sábado, 15, nas instalações da câmara municipal daquele município, numa parceria entre autarquia local e Ministério da Modernização do Estado e da Administração Pública.

A ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Edna Oliveira, disse na ocasião que o objetivo é prestar um serviço público de qualidade, de forma célebre e cómoda aos cidadãos da Ilha da Brava, tendo em conta a especificidade arquipelágica do país, estando a sede do Governo na capital, onde se concentra grande parte dos serviços.

Por isso, sublinhou que a perspetiva é garantir que os cidadãos que estão nas ilhas possam ter acesso aos serviços, ainda que não sejam nas mesmas circunstâncias, mas em igualdade de condições.

“Criamos este modelo de atendimento que é presencial, que presta serviço tanto da administração central como da administração local, de forma integrada, para garantir que os cidadãos, numa única deslocação, possam ter acesso aos serviços prestados pelo Governo central, como aos serviços prestados pela Câmara Municipal da Brava, num único espaço”, explicou.

Dai, informou que existem serviços que poderiam ser obtidos na capital do país e que agora podem ser obtidos neste balção, sendo que todos os serviços que são centrais e que estão disponibilizados na Casa do Cidadão poderão ser acedidos neste balcão.

“O cidadão poderá obter um certificado de registo criminal aqui (…), sem ter que se deslocar ao serviço de um outro departamento governamental, também poderá obter o NIF, certidão de nascimento, entre outros documentos neste mesmo lugar”, exemplificou.

Conforme apelou a ministra, o atendedor, independentemente dos problemas que ele tenha com a família, no trabalho ou do seu estado de espírito, ele deve atender bem os utentes, ou seja, colocar-se no lugar da pessoa que está a ser atendida e estar completamente disponível para suportar, apoiar, esclarecer um utente que se dirija a um serviço público.

O presidente da Câmara Municipal da Brava, Francisco Tavares, por seu lado, ressaltou que a Brava não pode ficar para trás e está também dando os passos necessários para acelerar o seu processo de desenvolvimento, sendo que o Balcão Único é um instrumento de demonstração desta nova velocidade que a autarquia está a empreender para o desenvolvimento.

“O Balcão Único da Brava vai facilitar o trabalho de atendimento e os serviços prestados aos munícipes, com diversos serviços municipais e centrais prestados num único espaço, com todas as condições de atendimento, facilitando, assim, os serviços com qualidade e também facilitando a vida dos munícipes, porque, sem dúvidas, terão acesso a todo o serviço que desejarem num só ponto”, sublinhou.

O edil frisou ainda que este evento está enquadrado nas festas do município, o dia considerado maior do concelho.

“A partir de hoje Brava está com um serviço de qualidade que já existe em vários outros municípios e que também acaba por chegar ao município”, finalizou.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest