Cabo Verde inicia segunda fase do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica nas fronteiras aéreas

Cabo Verde arrancou hoje com a implementação da segunda fase do Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS) nas fronteiras aéreas, que permite a comparação automática com a fotografia da página biográfica e do chip do passaporte, em tempo real.

Em comunicado, o Ministério da Administração Interna explicou que esta fase consiste na instalação de equipamentos de recolha de biometria facial dos passageiros nos postos de fronteira aérea, tanto à entrada como à saída do território nacional.

“Com este sistema, passará a ser possível, através da imagem do rosto do passageiro, fazer a comparação automática com a fotografia da página biográfica e do chip do passaporte, em tempo real e com recurso a tecnologia de ponta”, indicou a mesma fonte.

Adiantou ainda que com a implementação do ABIS nas fronteiras nacionais, a confirmação do reconhecimento da biometria facial passa a constituir um elemento determinante no processo de análise e controlo fronteiriço.

“A par da verificação das demais condições de entrada e saída do país, da validação da autenticidade do passaporte e dos dados do passageiro e da verificação de inexistência de medidas cautelares ou outras interdições legais”, indicou.

A implementação da primeira fase do sistema arrancou em Dezembro de 2020, com a instalação de postos automatizados de fronteira (‘eGates’) em todos os aeroportos internacionais do país.

Conforme o Ministério da Administração Interna, o período experimental decorre no Aeroporto Internacional Nelson Mandela na Praia, sendo que até ao final do mês será implementado nos demais aeroportos internacionais do país.

A efetivação de mais esta etapa, que conta com a aprovação da Comissão Nacional de Proteção de Dados, e segundo o Governo representa um importante reforço dos critérios de segurança fronteiriça e com impacto na melhoria dos padrões de eficiência das Unidades de Fronteiras.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest