Cabo Verde participa na 3ª Conferência Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico e na Reunião Ministerial da OCDE

O ministro dos Negócios Estrangeiros representa Cabo Verde, esta quarta-feira, na 3ª Conferência Ministerial dos Estados Africanos Ribeirinhos do Atlântico, em Marrocos, de onde segue para Paris para participar na Reunião Ministerial da OCDE.

Segundo uma publicação do Ministério dos Negócios Estrangeiros, o evento de Rabat (Marrocos) tem por objetivo transformar a região numa zona de paz, estabilidade e prosperidade partilhadas, assim como possibilitar aos Países Africanos Ribeirinhos do Atlântico explorar as potencialidades, designadamente económicas.

“Mas também concertar estratégias e respostas comuns aos enormes desafios que se lhes apresentam, nomeadamente em matéria de combate ao crime organizado, ao terrorismo, à pirataria no oceano, às migrações irregulares, à pesca ilegal, às mudanças climáticas, à preservação da biodiversidade, entre outros”, acrescenta a mesma fonte.

Espera-se com esta conferência ministerial que a concertação de posições nestas matérias traga maior peso às vozes dos países africanos em fóruns multilaterais onde tais assuntos são debatidos.

Depois de Rabat, o chefe da Diplomacia cabo-verdiana, deverá seguir viagem para França, para participar, na Reunião Ministerial da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE)/Fórum Económico Internacional sobre a África 2022, marcada para os dias 09 e 10 de Junho, em Paris.

Um encontro que este ano decorrerá sob o tema “O futuro que queremos: melhores políticas para a próxima geração e uma transição sustentável” e será presidido pela Itália, tendo o México e a Noruega como vice-presidentes.

O também ministro da Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo Soares, far-se-á acompanhar nestas duas missões pela diretora nacional de Política Externa, Tânia Romualdo.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us