Cabo Verde participa no 8º Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável

Cabo Verde vai estar representado na oitava edição do Fórum Regional Africano sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece de quinta-feira e sábado, em Kigali, Ruanda, pela secretária de Estado para o Fomento Empresarial, Adalgisa Vaz.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, o tema do fórum deste ano é “Construir melhor: uma África mais verde, inclusiva e resiliente pronta para alcançar a Agenda 2030 e a Agenda 2063”.

Segundo as informações, a temática está alinhada com o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, previsto para Julho, em que serão discutidas estratégias para promover o crescimento económico em meio às circunstâncias impostas pela covid-19.

Neste sentido, explica a nota, Cabo Verde pretende aproveitar esta plataforma para a mobilização de recursos no âmbito dos programas de transição energética, mobilizando recursos também através da BlueX, a nova plataforma da Bolsa de Valores, cujo financiamento é assegurado pelo PNUD.

“A questão da dívida pública será também levada a esse encontro no qual a União Africana e Comissão Económica da África irão apresentar uma solução conjunta para mitigar os efeitos da covid-19, nomeadamente através de programas de redução da dívida dos países africanos”, pode-se ler no documento.

Esta que será a oitava edição do fórum, reunirá especialistas dos países membros da ONU, formuladores de políticas e ministros africanos, profissionais do meio académico e de agências do sector privado, assim como da sociedade civil e parceiros internacionais de desenvolvimento.

O evento vai promover ainda uma plataforma para discussões e aprendizado entre pares, que contará com um número recorde de 21 países africanos para preparar as Revisões Nacionais Voluntárias (VNR) dos seus progressos nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), sete dos quais realizam seus primeiros VNR.

“As partes interessadas aos níveis distrital, municipal e municipal também compartilharão as suas experiências na concretização dos ODS ao nível local, no contexto das Revisões Locais Voluntárias (VLR)”, acrescenta a nota.

Para a organização este encontro servirá para capacitar os estados membros para realizar a implementação, monitoramento e relatórios integrados da Agenda 2030 e da Agenda 2063 em nível nacional e local.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us