Capitão-de-Mar António Monteiro nomeado novo Chefe do Estado Maior das Forças Armadas

O Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, José Maria Neves, nomeou hoje o capitão-de-mar António Monteiro como novo chefe do Estado Maior das Forças Armadas de Cabo Verde (CEMFA).

De acordo com a nota de imprensa do Gabinete de Comunicação e Imagem da Presidência da República, antes da nomeação, José Maria Neves auscultou os deputados membros do Conselho Superior da Defesa Nacional, os líderes parlamentares do Movimento para a Democracia (MPD) e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e o presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID).

A nota avança que o Chefe de Estado ouviu, igualmente, o ainda chefe de Estado Maior das Forças Armadas, major-general Anildo Morais, e o próprio capitão-do-mar António Duarte Monteiro.

Segundo a mesma fonte, a nomeação do novo chefe do Estado Maior das Forças Armadas mereceu largo entendimento entre todas as forças políticas representadas no Parlamento, lembrando que as Forças Armadas são uma instituição republicana cuja missão e desempenho devem merecer o mais amplo consenso na sociedade cabo-verdiana, mormente entre os órgãos de soberania e entre o Estado e a sociedade.

O novo CEMFA substitui assim o major-general Anildo Morais que foi nomeado chefe do Estado-Maior das FA em 2016, após o pedido de demissão do major-general Alberto Fernandes na sequência do massacre de Monte Tchota, do dia 25 de Abril, que vitimou 11 pessoas, oito militares e três civis.

Além de comandante da Guarda Costeira, Anildo Morais foi comandante da 1ª Região Militar, em São Vicente, e liderou o comando de Instrução do Morro Branco, também na ilha de São Vicente.

Natural de São Nicolau, o capitão-de-mar António Monteiro foi designado, em 1993, primeiro representante das Unidades Navais, em S. Vicente, com a criação da Guarda Costeira.

O novo CEMFA, que até ao momento desempenhava as funções de vogal executivo no Instituto de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos e Marítimos, foi capitão dos Portos de Barlavento entre 2013 e 2020.

Entre 2015 e 2021 desempenhou, também, em regime de acumulação, as funções de presidente da Comissão Nacional de Coordenação de Busca e Salvamento, (CNCSAR).

António Duarte Monteiro desempenhou ao longo da sua carreira militar importantes funções nas Forças Armadas, como comandante da Guarda Costeira entre 2009 e 2012, comandante da Esquadrilha Naval do Comando da Guarda Costeira entre 2007 e 2009 e comandante das Unidades Navais do Comando da Guarda Costeira entre 2006 e 2007.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest