Cartas Credenciais: Cuba pretende cooperar com Cabo Verde na conservação do património além de outras áreas

O novo embaixador da Cuba em Cabo Verde, Turcios Lopez, disse esta terça-feira, 28, no Mindelo, que o seu país poderá intercambiar com Cabo Verde na conservação do património, além das áreas que já cooperam desde a independência do arquipélago.

O diplomata fez estas considerações à imprensa após entregar as cartas credenciais ao Presidente da República, José Maria Neves, no Palácio do Povo, no Mindelo.

Segundo o embaixador, Cabo Verde e Cuba têm relações próximas e estão unidos pelo patriotismo e liberdade tendo em conta que seu País ajudou na libertação do arquipélago. Desde então, lembrou, ambos têm cooperado na área da saúde com a vinda de vários médicos cubanos a Cabo Verde, mas existem outras áreas onde podem cooperar.

“Havana em 1980 foi declarado Património da Humanidade e no mês de Novembro/ Dezembro o presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande (Cidade Velha) esteve lá, então nós podemos intercambiar nesta área”, afirmou Turcios Lopez.

Mas conforme o diplomata, há também outras áreas de interesse como a preservação das águas. Isto porque, salientou, o mar do Caribe ao redor de Cuba é o maior conservador de recifes e de vida no mar, pelo que os dois países podem trabalhar nisso, além da agronomia, agricultura e muitas programas que podem desenvolver e ainda continuar a formação de recursos humanos cabo-verdianos que iniciou desde a independência de Cabo Verde.

“Estamos na maior disposição de trabalhar para unir ainda mais os nossos povos e estreitar as relações que temos”, sintetizou.

Por sua vez, o novo embaixador da Líbia em Cabo Verde, Ahmed Alkabai, que também se apresentou ao Presidente da República revelou que o seu país “está pronto para cooperar em tudo o que Cabo Verde precisar”.

“Tudo o que Cabo Verde precisa estamos prontos para cooperar. Cabo Verde é um país muito atraente, que atrai qualquer pessoa que queira investir no mar e noutras coisas porque é uma terra fértil para todo tipo de investimento. Podemos cooperar na economia, no ensino, na saúde e em todos os meios que pudermos”, prontificou.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest