Cartas Credenciais: Novo embaixador da Santa Sé elege como missão “unir os valores comuns” com Cabo Verde

O novo embaixador da Santa Sé em Cabo Verde, Waldemar Stanisław Sommertag, revelou esta terça-feira, 28, no Mindelo, que o objetivo da Santa Sé é buscar unir os valores comuns com Cabo Verde, principalmente a humanidade.

Waldemar Stanisław Sommertag, que falava à imprensa após apresentar as cartas credenciais ao Presidente da República, sublinhou igualmente que pretende aprender sobre a fé e a cultura cabo-verdianas e mostrou abertura em colaborar com as autoridades e o Governo.

“O que nos une todos, humanamente falando, são os valores de família, da convivência pacífica e espirituosa e cada um tem o seu campo de trabalho. A igreja católica não quer invadir o campo dos governantes, porque ele tem a sua responsabilidade e nós temos a nossa e vamos buscar sempre como compreendermos e como chegar conjuntamente às coisas que são de humanidade”, informou o reverendo.

No entanto, para Waldemar Stanisław Sommertag unir os valores não significa que vai buscar converter todo mundo para ser católico, porque existem várias denominações cristãs de outras religiões em Cabo Verde.

De acordo com o embaixador, que também vai representar a Santa Sé na Mauritânia e Guiné-Bissau, apesar destas realidades serem distintas, isto não vai dificultar a sua missão, tendo em conta que o seu trabalho é “fundamentalmente de humanidade”.

Por outro lado, defendeu que devido à “presença cristã significativa, Cabo Verde deveria ter um representante da Santa Sé residente”.

“As ilhas são um pedaço de paraíso. Quem vê a beleza dessa natureza automaticamente todo o pensamento vai buscando o criador. Estes são os bons sentimentos que vamos implementar e trabalhar”, garantiu a mesma fonte, que informou que vai aproveitar a sua estada em São Vicente para conhecer Santo Antão.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest