
Domingo, 24 de Setembro, 2023
A porta-voz da XIII Convenção do Movimento para a Democracia (MpD), Vanusa Barbosa afirmou que a Moção de Estratégia aprovada este sábado, 27, por unanimidade, vai abrir mais espaços para jovens e mulheres na vida política.
Vanusa Barbosa fez esta afirmação à imprensa, no acto de encerramento da XIII Convenção do MpD, que, conforme disse, trouxe “bastantes subsídios” para que o partido continue a seguir o que já está traçado, com um MpD “mais aberto à sociedade e mais perto dos militantes” e cada vez mais forte.
Segundo esta porta-voz, as linhas orientadoras apresentadas nesta Moção de Estratégia têm a ver com a participação dos jovens e das mulheres na vida política, abrindo espaços para que “tenhamos cada vez mais jovens e mulheres” a participarem na política.
A Moção de Estratégia indica, igualmente, que a participação da diáspora no desenvolvimento de Cabo Verde, também é importante.
“Queremos que a diáspora esteja presente nas suas várias vertentes, seja do ponto de vista económico, da ciência e da tecnologia, para que possamos ter cada vez mais um Cabo Verde mais próspero e desenvolvido”, afiançou.
A questão da coesão territorial está a ser trabalhada para que haja maior igualdade, para eliminar as disparidades regionais e locais que existem em Cabo Verde e para que se possa desenvolver numa só velocidade.
“Há algumas estratégias que ainda estão a ser implementadas pelo Governo mas pretendemos que seja algo que cresça em igualdade, tendo em conta as potencialidades de cada região”, acrescentou Vanusa Barbosa.
Ainda na sua intervenção, Vanusa Barbosa considerou que, com os estatutos, hoje aprovados, o MpD reforça, cada vez mais, o seu empenho em continuar a lutar na linha da frente contra o populismo e extremismos.
A XIII Convenção Nacional do MpD decorreu sob o lema “Pelo MpD, Pelo País”, reuniu cerca de 300 delegados de todo território nacional e da diáspora, convidados internacionais, corpo diplomático e todo o sistema MpD.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv