Covid-19: Ministério da Saúde apela população a aderir à segunda dose de reforço da vacina

O secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde apelou hoje à população cabo-verdiana a aderir à segunda dose do reforço, também chamada a quarta dose, da vacina contra covid-19.

Evandro Monteiro, fez esse apelo esta amanhã em declarações à imprensa quando convidado a falar sobre essa segunda dose de reforço e sobre o aumento de casos de covid-19 nos últimos tempos.

“Nós criamos os mecanismos para aumentar a adesão e já implementamos alguns relativamente às viagens entre ilhas, mas eu acho que o mais importante é que a própria pessoa a ser imunizada precisa ter uma noção clara de que o que pretendemos é reforçar a capacidade de defesa individual de que cada um possa defender”, disse sublinhando que só assim o País poderá ter o reforço coletivo.

Segundo aquele governante, desde há muito que o interesse do País é ir ao encontro da população, vacinando nas comunidades, apesar da existência de fatores que estão a levar as pessoas a não se vacinarem.

“Há fatores científicos que comprovam que a vacinação associada a todo o processo reforça e salvaguarda a saúde pública e os direitos da população”, acrescentou.

Lembrou ainda à população a necessidade de aderir, visto que Cabo Verde é primeiro a nível do continente e a nível mundial em respostas.

“Devemos estar orgulhosos do que estamos a fazer, mas há caminhos a trilhar pelo que devemos estar ativos e participativos nesse processo”, concluiu.

Em Cabo Verde, dados atuais indicam que 97,7% da população adulta já tomaram uma dose da vacina e 84,4% estão completamente vacinados, enquanto que 85% dos adolescentes dos 12 aos 17 anos tomaram a primeira dose, 70% estão completamente vacinados e 20% da população já tomaram a dose de reforço.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us