Covid-19: Perto de 30 mil famílias já beneficiaram do Rendimento Social de Inclusão

Vinte e nove famílias em Cabo Verde já beneficiaram do Rendimento Social de Inclusão (RSI), que tem sido utilizado, essencialmente, para a aquisição de produtos alimentares básicos, conforme dados avançados hoje pelo Centro Nacional de Pensões Sociais.

Elisandra de Pina, responsável pelo Centro Nacional de Pensões Sociais, que se encontra em Santo Antão a participar no simpósio sobre “Sistemas Alimentares Sustentáveis”, informou que um inquérito feito em 2021 pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social chegou à conclusão de que o RSI tem sido utilizado pelos beneficiários para, basicamente, comprar alimentos básicos.

Isso demostra, segundo Elisandra de Pina, que esta medida do Governo, que visa assegurar rendimentos (5.500 escudos/mensais cada) às famílias que vivem em situação de extrema vulnerabilidade para a satisfação das suas necessidades básicas, “tem cumprido o seu objectivo”.

Esta responsável informou, por outro lado, que 23 mil pessoas, sobretudo idosos, recebem, actualmente, a pensão social (seis mil escudos mensais) em todo o País, realçando o facto de os municípios de Santo Antão possuírem uma taxa de cobertura “superior a 80 por cento (%)”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest