Eleições Guiné-Bissau: Mais de metade dos eleitores guineenses residentes em Santa Catarina já votou

A porta-voz da CNE da Guiné-Bissau em Santa Catarina afirmou hoje que mais de metade dos guineenses residentes nesse município santiaguense já votou para a escolha dos 102 novos deputados e o partido que vai formar Governo.

Aminata Barbosa Vicente Sano, que falava em declarações à imprensa, garantiu que a votação em Santiago Norte, com duas mesas nos municípios de Santa Catarina e Santa Cruz, com 103 e 47 votantes, respetivamente, iniciou-se na hora marcada, ou seja, às 07:00.

“O processo em Assomada [Mesa de Assembleia de Voto 04, Assomada, Liceu Amílcar Cabral] está a decorrer muito bem, dentro da tranquilidade e na paz”, disse, destacando a colaboração dos votantes e dos representantes dos partidos políticos.

Na ocasião, Aminata Sano notou que dos que já votaram, a maioria são homens, e disse acreditar que as mulheres vão exercer o seu direito ao voto nestas eleições depois do almoço, lembrando que as mesas de voto encerram às 17:00.

Por outro lado, informou que em Santa Catarina têm o caderno eleitoral a nível nacional, e que os guineenses radicados nos demais municípios que compõem a região Santiago Norte podem exercer o seu direito de voto na referida Mesa 04.

Por sua vez, os representantes dos partidos políticos Adilson Embaló, do Partido dos Trabalhadores Guineenses (PTG) e Arsénio Baldé, da coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI) – Terra Ranka, liderada pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, na oposição), que exerceram o seu direito de voto mostraram-se confiantes na vitória dos respetivos partidos.

Entretanto, os dois guineenses radicados em Santa Catarina que querem “uma viragem de página”, juntaram as suas vozes para pedir aos conterrâneos para irem votar em consciência, para estabilidade e paz da Guiné-Bissau.

A embaixadora da Guiné-Bissau em Cabo Verde, Basiliana Hopffer Soares Tavares, após ter exercido o seu direito de voto às 10:00 na Mesa 1, da Escola Secundária de Palmarejo “13 de Janeiro”, visitou a Mesa 04 de Assomada, perto das 13:00, para mais uma vez desafiar a todos os guineenses recenseados residentes em Cabo Verde, neste particular em Santa Catarina, a se dirigirem às urnas.

O parlamento guineense é constituído por 102 deputados, dos quais 100 parlamentares eleitos no território nacional da Guiné Bissau e dois para a diáspora, designadamente para a África e Europa.

Um total de 2.711 guineenses radicados em Cabo Verde, distribuídos por oito mesas de votos nas ilhas de Santiago, São Vicente, Boa Vista e Sal escolhem este domingo, o novo Governo da Guiné-Bissau, ao qual concorrem 20 partidos e duas coligações.

Dos 2.711 eleitores, a Praia, de acordo com o presidente da Comissão Regional das Eleições para a Diáspora/Cabo Verde, Fernando Pinto, é o município com mais inscritos, com 54% (por cento) , seguido da ilha do Sal com 21%, Boa Vista com 17%, Santa Catarina com 4%, São Vicente 3% e Santa Cruz com 2% do eleitorado.

As mesas de voto abriram às 07:00 de Cabo Verde (08:00 na Guiné-Bissau) e encerram às 17:00.
Para estas eleições estão registados 893.618 eleitores, dos quais 17.922 na diáspora em África e 17.894 na Europa, incluindo 7.789 em Portugal e haverá 3.524 mesas de voto, das quais 55 em África e 57 na Europa.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest