Fernando Elísio visita ilha do Sal com foco na área de cuidados

O ministro da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, Fernando Elísio Freire, desloca-se de 15 a 16 de Fevereiro à ilha do Sal numa missão cujo foco é a área de cuidados.

Segundo uma nota de imprensa a que a Inforpress teve acesso, a agenda da visita do governante será também marcada por entregas de materiais a algumas creches e pela inauguração do projecto “Cresce Connosco” financiado pelo Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social e implementado pela Câmara Municipal do Sal.

O Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social é a entidade responsável pela implementação do Sistema Nacional de Cuidados, que permitiu criar uma rede de suporte às famílias com cuidado de dependentes e mapear as necessidades de cada município em equipamentos e serviços de cuidados para a pequena infância e dependentes.

O Governo, segundo a mesma fonte, tem reforçado parcerias com as instituições que gerem creches e jardins de infância, principalmente as creches, cuja responsabilidade de monitorização, certificação e fiscalização é da competência do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social.

Nos últimos anos o Governo vem aumentando e reforçando a subsidiação às famílias vulneráveis, visando alargar o acesso das crianças às creches e ao pré-escolar em todo o país.

A subsidiação do pré-escolar, conforme refere a nota, permite às famílias manterem as crianças no sistema e terem mais recursos disponíveis para outras necessidades.

As intervenções passam por garantir o acesso às crianças provenientes de famílias de baixo rendimento e crianças com deficiência, através da articulação com as Câmaras Municipais e entidades de Solidariedade Social, para o alargamento das ofertas de equipamentos públicos e de entidades sem fins lucrativos.

Durante a sua estadia no Sal, no dia 15, o ministro Fernando Elísio tem em agenda visita e entrega de kits à Creche Amiguinhos – Paróquia do Sal em Chã de Matias, visita ao Centro de Solidariedade Infantil Espargos, visita e entrega do kit a Creche Bella Flor Espargos.

No dia 16 a agenda do ministro será marcada por visitas a espaços infantis no Espargos, espaços infantis na Palmeira e participação, no período da tarde, na inauguração do projecto “Cresce Connosco” em Santa Maria.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest