Festa do Município: “Penso que não fizemos tudo e somos conscientes de que há ainda muita coisa por fazer”, diz edil do Paul

O presidente da Câmara Municipal do Paul, António Aleixo, afirmou esta quarta-feira, 12, no seu último discurso na sessão solene da Assembleia Municipal, enquanto autarca, que não fizeram tudo e são conscientes de que há ainda muita coisa por fazer.

“É claro que terminar a contribuição enquanto presidente de câmara municipal não significa terminar a carreira política e ficar em casa. Ao longo de todos estes anos, pudemos, eu, a minha equipa e todos os colaboradores da câmara municipal trabalhar e dar o nosso contributo para que a Paul fosse o que é hoje”, salientou.

Segundo o autarca, há que fazer mais, e continuar a trabalhar, para ultrapassar as burocracias de forma a proporcionar aos munícipes uma melhor qualidade de vida.

Por isso, defendeu que é necessário mais que as medidas de política sejam encaradas de forma sistematizada, de modo a garantir que os diferentes elementos tenham resultados.

Nova rede de água domiciliária, balcão do INPS, entrega de casas de banho, polivalentes e construção da placa desportiva, entreposto agrícola, reforço da iluminação pública, casa de gelo, entre outros, foram alguns ganhos que António Aleixo evidenciou durante a sua governação no Paul.

“Assinalamos o fim da nossa missão, enquanto autarca, queremos agradecer à população pela forma como tudo ocorreu, mas também agradecer a todos os colaboradores da câmara municipal, da assembleia, cada um à sua maneira, mas no final todos nós saímos satisfeitos com o dever cumprido”, pontuou.

Paul, que festeja o seu dia de município e do padroeiro, Santo António das Pombas, no próximo dia 13 de Junho, é um concelho que se situa no extremo nordeste da ilha de Santo Antão e tem 54,26 quilómetros quadrados (km²) de superfície.

Possui uma população de 5.766 habitantes, em 2023, com 55,3 por cento (%) de indivíduos de sexo masculino e 44,7% de sexo feminino, segundo dados cedidos pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Segundo a mesma fonte, a população do Paul representa 15,6% do total da ilha de Santo Antão e está reunida em 1.802 agregados familiares.

A taxa de ocupação da população ativa é de 47,8% e a taxa de desemprego 10.2%, com o desemprego jovem (15-24 anos) na casa dos 24%.

Paul tem uma taxa de alfabetização de 83.7% na faixa etária superior a 15 anos, mas a taxa sobe para 98,1% na faixa etária dos 15 a 24 anos.

Ainda citando os dados facultados pelo INE, o quesito das condições de vida indica que 95,5% da população tem acesso à eletricidade, 85,3% tem casa de banho, 89,5% tem acesso à água da rede pública, 51,7% usa contentores, 74,7% usa gás butano e 22% usa lenha para cozinhar.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest