Grupo Parlamentar do MpD inicia jornadas descentralizadas com visitas na cidade da Praia

O Grupo Parlamentar MpD iniciou hoje as jornadas descentralizadas com visitas na cidade da Praia, tendo no período da manhã os deputados visitado o cais de pescas e os mercados do Platô e Sucupira.

Segundo o líder do Grupo Parlamentar, Paulo Veiga, com estas jornadas descentralizadas, previstas no plano de atividades anual, os deputados do partido que sustenta o Governo querem acompanhar o dia-a-dia das pessoas e tomar pulso da cidade.

“O objetivo é ver como é que está a capital do país e tomar pulso dos problemas e desafios que os pescadores, os rabidantes, os comerciantes encontram no seu dia–a-dia e fazer a nossa influenciação, tanto junto do Governo, como da câmara municipal, para a sua progressiva resolução”, adiantou.

O primeiro local visitado foi o cais de pesca, onde Paulo Veiga disse terem sido confrontados com algumas preocupações por parte das peixeiras que querem apoio para criação de mais uma associação de peixeiras, e ainda reclamações que têm a ver com a gestão do cais de pesca e da zona do comércio.

“A nível da gestão do cais de pesca e da zona do comércio há algumas reclamações que iremos abordar com os gestores de empresa e também com o Ministério do Mar e a Direção Nacional das Pescas que têm a tutela sobre isso. Há questões de arranjos e reordenamento do espaço que terá que ser visto com a Enapor”, anotou.

Os armadores aproveitaram para voltar a pedir a expansão do cais que, afirmam, está a ficar pequeno.
Sobre esse aspeto Paulo Veiga lembrou que já foi anunciado, recentemente, pelo ministro do Mar, que fez uma visita ao cais, que se está a finalizar o estudo para se avançar com a expansão, pelo que o Grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD) prometeu inteirar da situação e fazer sua influência para que tal aconteça o mais rápido possível.

No mercado do platô a queixa foi, sobretudo, das vendedoras que ficam no piso de cima e que reclamaram da fraca venda, sem a possibilidade de se deslocarem para outro local.

Neste particular, o líder do grupo parlamentar do MpD explicou tratar-se de um aspeto que tem a ver com a gestão do espaço, que é feita pela Câmara Municipal, entidade sobre a qual os deputados do MpD não têm poder de influência direta, mas ainda assim prometeu fazer diplomacia junto da autarquia praiense para ver se há alguma possibilidade de melhoria.

As jornadas descentralizadas, que contam com a presença dos deputados de todos os círculos eleitorais, prosseguiram com visitas ao mercado de Ponta Belém e do Sucupira. No período da tarde o grupo vai estar reunido com os jovens desportistas em Achada Santo Antão.

No domingo, 28, os deputados do partido que sustenta o Governo voltam ao terreno para se inteirar das obras nos diversos bairros e finalizar na segunda-feira, 29, com visita às obras de construção das casas sociais no bairro de Palmarejo Grande.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest