
Domingo, 4 de Junho, 2023
O presidente da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) assegurou este sábado, 06, no Mindelo, que o partido é uma “opção credível” para o país, quer a nível local como nacional, para realçar as “muitas potencialidades”.
João Santos Luís deu esta garantia aos jornalistas no final da reunião da Direção Política Nacional, em que foi analisada a situação política, económica e laboral do país.
A mesma fonte sublinhou ter saído do encontro com “grande satisfação” devido à participação “em massa de quase todos os membros” da direção do partido, e que permitiu que a UCID também saísse “muito mais forte e com a consciência que Cabo Verde precisa de um partido assim e de alternativas”.
“Estamos a trabalhar e somos uma opção credível para Cabo Verde, tanto a nível local, como a nível nacional”, reiterou João Santos Luís, para quem o País tem “muitas potencialidades” e o Governo “não tem tido capacidade para as descortinar, em todos os aspetos”.
O político apontou como exemplo o sector das energias renováveis, para o qual, asseverou, tem sido apresentadas “algumas simulações” que não saem do papel.
Quanto à situação laboral, o presidente da UCID disse ainda que foi discutido o “descontentamento generalizado” dos trabalhadores e “sem que o executivo mexa uma palha para resolver os problemas”.
Por outro lado, reconheceu que tem sido feito um “esforço” por parte do Ministério da Família e Solidariedade, mas, é, considerou, para “manter as pessoas de mãos esticadas, como à espera de esmolas para sobrevirem”.
“Acreditamos que isso não é o caminho, o caminho é o Governo investir seriamente no sector primário de economia, na industrialização, para ter postos de trabalho duráveis e com salários dignos”, asseverou João Santos Luís, defendendo que nenhum cabo-verdiano quer estar de braços estendidos à espera de um rendimento de inclusão, que tem “feito escola” na governação do Movimento para a Democracia (MpD).
Instado sobre as eleições autárquicas de 2024, o líder do partido assegurou que já estão a preparar o embate com a renovação das estruturas nas diversas ilhas, contudo, o assunto não foi discutido na reunião de hoje.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv