José Maria Neves no “Diálogo entre Presidentes” com homólogos português e são-tomense 

O EurAfrican Forum 2022 (Fórum Euro Africano), organizado pelo Conselho da Diáspora Portuguesa, acontece hoje e sexta-feira, 29, em Lisboa, e terá a participação do Presidente da República, José Maria Neves, no painel “Diálogo entre Presidentes”.

Sob o tema “Empowering UE-Africa Alliance in times of disruption” (Capacitar a Aliança UE-África em tempos de disrupção), o fórum tem como principal objetivo promover um debate “eficaz, moderno e inclusivo” apoiado em ideias, realidades e projetos no interesse mútuo dos “dois continentes irmãos”.

A ter lugar em Cascais, o “Diálogo entre Presidentes” acontece no segundo dia do evento, na sexta-feira, 29, e José Maria Neves estará no painel com os Presidentes de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, tendo como intuito “estreitar os laços” entre a Europa e a África.

Nesta quinta edição do EurAfrican Forum 2022, o foco estará em quatro temas da atualidade que, segundo o Conselho da Diáspora Portuguesa, constituem a prioridade e o centro de atenção das instituições políticas e do “governance mundial”, dos sectores empresariais, científicos e académicos, dos jovens e da sociedade em geral:

“O novo mapa geopolítico e geoestretégico mundial e o seu impacto na Europa e em África”, “Saúde, educação e ciência num mundo pós-covid”, “Os grandes desafios na economia e no emprego” e “As metas da transição energética e digital”, são esses quatro temas em debate.

“O Fórum EurAfrican é uma plataforma voltada para a ação que visa promover uma colaboração mais forte entre a Europa e a África, promover melhor um crescimento verde e inclusivo compartilhado, descobrir novas oportunidades de investimento de negócios e impacto social e criar sinergias entre ambos os modelos de inovação”, explicou a organização.

De acordo com a mesma fonte, inovadores, formadores de opinião, game-changers, pioneiros, sonhadores e mavericks, que estão moldando a África de hoje, se reúnem todos os anos constituindo a “Rede Comunitária EurAfrican”.

A rede mundial do Conselho de Diáspora Portuguesa é composta atualmente por 93 conselheiros, espalhados por 26 países e 48 cidades, nos cinco continentes.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe um comentário

Follow Us