Luxemburgo reitera intenção de fortalecer relações com Cabo Verde no domínio da Defesa

O vice-primeiro-ministro do Luxemburgo, François Bausch, reiterou esta quinta-feira, 19, na Cidade da Praia, a intenção do seu país em intensificar as relações com Cabo Verde no domínio da Defesa.

A intenção foi manifestada depois de um encontro com o Presidente da República da República, José Maria Neves e ao término de uma visita à Cabo Verde, para estreitamento das relações bilaterais entre os dois países.

Essa cooperação, precisou o também o ministro da Defesa do Luxemburgo, serão a nível de apoio de equipamentos de telecomunicações, treinamento da água costeira, bem como a vigilância e patrulhamento via satélite das águas territoriais.

De acordo com o governante luxemburguês, essa ferramenta, a ser operacionalizada em 2024, vai permitir mais segurança ao território cabo-verdiano dada a sua dimensão marítima e posição estratégica na sub-região e no mundo.

Esta quarta-feira,18, após uma reunião entre as delegações de Cabo Verde Luxemburgo, a ministra da Defesa, Janine Lélis, disse que a vigilância e patrulhamento das águas territoriais vão permitir com que Cabo Verde tenha cesso a dados e informações “acautelados” e ajudar o país no seu papel estratégico no quadro do combate à pesca ilegal, na proteção do ambiente e identificação da atividades ilícitas.

“Luxemburgo tem muitas capacidades instaladas neste domínio e está a preparar o lançamento de um satélite para breve e é neste âmbito que estamos a perspetivar a continuidade da nossa cooperação”, esclareceu.

Durante a sua estada a Cabo Verde, François Bausch visitou Cosmar e a sede da Zona G (edifício da Enapor e Cais da Praia), na cidade da Praia, ilha de Santiago.

Em São Vicente esteve no Comando da Guarda Costeira e o Centro Conjunto de Operação e Salvamento de Cabo Verde (JRCC-CV, na sigla em inglês).

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest