Ministra da Defesa participa nas celebrações do Dia da Cooperação em Tenerife

A ministra de Estado, da Defesa Nacional e ministra da Coesão Territorial, Janine Lélis, participa hoje nas atividades comemorativas ao Dia da Cooperação em Tenerife, nas Canárias.

Segundo uma nota de imprensa do Governo, o evento, que se realiza no quadro do Programa Internacional Campus África-2022 da Universidade de La Laguna, visa comemorar a estreita cooperação com o continente africano e as ilhas em seus arredores, concretamente com a ilha de Tenerife.

Pretende-se ainda, incentivar a reflexão sobre o futuro dos Programas Oficiais de Cooperação Internacional e Desenvolvimento, dar a conhecer as aspirações das organizações da sociedade civil e conhecer os planos das agências governamentais com responsabilidades no âmbito da cooperação internacional.

Da agenda dos trabalhos constam ainda, visitas ao Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (ITER) e à Estação de Resíduos Sólidos Insulares (PIRS).

A sexta Cimeira entre Cabo e Verde e as Canárias decorreu em Novembro do ano passado, em Las Palmas de Gran Canária, e serviu de mote para reforçar as relações entre os dois arquipélagos e partilhar desafios comuns para futuras áreas de cooperação.

Os dois arquipélagos acordaram novas áreas de ação e programas concretos a nível de ação climática, transição energética, qualificação e formação profissional, empreendedorismo, transformação digital, economia marítima e economia azul, energias renováveis e várias outras áreas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest