
Sexta-feira, 31 de Março, 2023
O ministro das Comunidades, Jorge Santos, inicia este sábado uma visita de trabalho à Suíça, para inteirar e analisar os maiores desafios, anseios e demandas da comunidade cabo-verdiana naquele país.
Conforme uma nota enviada à Inforpress, o governante continua a tomar pulso às dinâmicas da diáspora, na linha do que tem acontecido noutros países, nomeadamente, Portugal, Luxemburgo, Países Baixos, Itália, França,
Estados Unidos da América e Guiné-Bissau, para se inteirar e analisar a integração das comunidades cabo-verdianas de um modo geral, e, em particular, os desafios maiores ainda existentes entre os nossos conterrâneos, os seus anseios e demandas.
Nesta senda, avança a mesma fonte, Jorge Santos pretende dialogar com as autoridades centrais e locais daquele País amigo e inteirar-se dos desafios maiores existentes dos cabo-verdianos na Suíça.
Isto porque, explica o documento, o VIII Governo Constitucional assumiu no seu programa de governação dar centralidade à Diáspora, por entender que as comunidades são uma extensão das ilhas do ponto de vista identitário, cultural, económico e de conhecimento.
“O Governo reforçará uma diplomacia específica para as comunidades cabo-verdianas residentes no exterior, devendo ir para além do que tem sido tradicional, traduzindo -se em ações as políticas nos domínios económico, cultural, do conhecimento e de projeção e notoriedade do País no mundo”, lê-se no documento.
Para além de contactos com a comunidade residente naquele país, ressalta a mesma fonte, o ministro das comunidades passará uma série de informações pertinentes relativas aos benefícios fiscais e instrumentos legais facilitadores ao investimento da diáspora e a sua melhor integração.
Do programa, que se prolonga até o dia 7 próximo, consta, igualmente, um importante encontro de trabalho com o diretor-geral da Organização Internacional para as Migrações, António Vitorino.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv