Mircea Delgado vai apresentar projeto de lei para elevar Língua Portuguesa a património nacional de Cabo Verde

A deputada do MpD  eleita pelo círculo eleitoral de São Vicente Mircea Delgado anunciou que vai, ainda este ano, apresentar ao Parlamento um projeto de lei para elevar a Língua Portuguesa a património nacional de Cabo Verde.

Durante uma intervenção no período de questões gerais, a deputada explicou que esta iniciativa enquadra-se dentro das prerrogativas que a Constituição da República lhe concede enquanto deputada da Nação.

O objetivo, conforme explicou, é de ver o Português a integrar a lista de patrimónios imateriais nacionais na qual já se encontram inscritos a morna, o São João, a Tabanka, a Talaia Baixo e a língua materna.

A deputada justificou que a Língua portuguesa,  além da sua projeção com uma das línguas mais vigorosas do mundo, apresenta um enorme valor simbólico para o povo cabo-verdiano, considerando que foi ele a primeira língua falada nas ilhas desde que as mesmas foram descobertas.

“É minha perceção que existe um sentimento cada vez mais generalizado da sociedade cabo-verdiana da necessidade de uma intervenção urgente estruturada capaz de valorizar e salvaguardar a Língua Portuguesa no nosso país”, sustentou.

Citando uma declaração do ex-secretário executivo da CPLP, Francisco Rebelo Telles, Mircea Delgado indicou que a Língua Portuguesa é hoje a quinta língua mais falada no mundo, a primeira no hemisfério sul e uma das línguas mais usadas na internet e nas redes sociais.

Por outro lado, indicou que a mesma apresenta um crescimento, sobretudo, em África e poderá duplicar os seus atuais 200 milhões de falantes até ao final de século, conforme as projeções demográficas das Nações Unidas.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest