MpD diz que tem incentivado o Governo a tomar medidas com impacto na mitigação dos preços

O deputado do MpD Euclides Silva declarou hoje que o partido que suporta o Governo tem incentivado o executivo a tomar medidas com impacto “muito interessante” na mitigação dos preços, desde combustíveis, energias e os bens essenciais.

A afirmação foi feita hoje em conferência de imprensa, na Cidade da Praia, para o balanço das jornadas parlamentares de preparação para a sessão que se inicia na quarta-feira, 25, tendo como ponto alto o debate com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, sobre “A inflação e o seu impacto na vida dos cabo-verdianos”.

O tema foi proposto pela União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID, oposição).
Sobre o debate, o vice-presidente do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Euclides Silva, afirmou que vai ser uma “oportunidade ímpar” para explicar aos cabo-verdianos as medidas que o Governo tem estado a tomar para mitigar os efeitos da inflação, uma inflação, segundo diz, importada.

Mas, afirmou, desde o início o MpD tem incentivado o executivo a tomar medidas que têm tido um impacto “muito interessante” na mitigação dos preços, desde combustíveis, energias, e os bens essenciais.

“Vamos estar a esgrimir esses argumentos com a oposição e também explicar os cabo-verdianos tudo o que foi feito até agora a e as medidas que o Governo irá continuar a tomar para mitigar os efeitos da escalada dos produtos essenciais que como já tinha dito são sobretudo inflação importada”, fundamentou.

Desde o ano passado, quando eclodiu a guerra no leste europeu, lembrou, o Governo decidiu “em boa hora” subsidiar o preço não só do trigo, mas de vários outros bens essenciais, e essa subsidiação, a seu ver, fez com que o aumento do preço não fosse repassado para os consumidores.

“Essa medida chegou ao fim no mês de Dezembro mas o Governo já está a analisar outras medidas para minimizar este impacto”, disse, afiançando que o preço o trigo no mercado internacional tem estado a diminuir, daí que assegurou que tudo leva a crer que o próximo lote a ser importado para Cabo Verde vai ser a um preço muito próximo daquilo que era praticado antes da guerra.

Entretanto, sublinhou que o Governo está ciente e a trabalhar, anunciando que nos próximos dias irão ser anunciadas novas medidas para mitigar o aumento do preço, sobretudo do pão.

Segundo Euclides Silva, o MpD tem assistido ao longo desses meses a oposição e alguns sectores a dizerem que não foram tomadas medidas e que a população foi abandonada, mas, frisou, que foi basta este pequeno choque no preço do trigo para ver que, de facto, havia medidas que foram tomadas.

Este ano, justificou, dado ao novo contexto internacional houve uma inflação fora dos padrões normais, mas advertiu que o Orçamento do Estado para 2023 prevê reajustes salariais, assegurando ainda que o Governo vai continuar a trabalhar para empoderar os trabalhadores cabo-verdianos e valorizar os seus salários.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest