
Terça-feira, 30 de Maio, 2023
O deputado do Movimento para Democracia (MpD, poder), Aniceto Barbosa, garantiu hoje, na Cidade da Praia, que a recuperação do turismo “está a acontecer”, e que o Governo está a trabalhar para sua a consolidação.
A garantia foi dada em conferência de imprensa, em reação à publicação dos Dados do Turismo de 2022, divulgados na segunda-feira, 27, pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).
“Em resumo diríamos que no ano 2022 a hotelaria registou cerca de 835 mil hóspedes, correspondendo a um acréscimo acentuado de 384,4 por cento (%) face ao ano de 2021”, justificou o deputado, acrescentando que no mesmo período as dormidas “dispararam” 387,0%, “com o Reino Unido a liderar a lista dos países emissores de turistas”.
“A ilha do Sal foi a mais procurada, representando cerca de 61,8% das entradas nos estabelecimentos hoteleiros, seguida da Boa Vista com 21% e Santiago com 9,3%”, especificou.
No entanto, o deputado “ventoinha” relembrou que em 2019, “ano referência de crescimento económico”, registaram-se 819 entradas de turistas.
Para a consolidação dessa recuperação turismo, Aniceto Barbosa avançou que um conjunto de medidas já foram adotadas, no sentido de tornar Cabo Verde num destino turístico competitivo em relação aos competidores da região Oeste africana e Norte da África, nomeadamente Tunísia, Egipto e Marrocos.
“O objetivo é tornar Cabo Verde num País que atrai investidores e os turistas em termos de segurança, quer sanitária quer em termos de consumíveis de garantia de segurança”, perspetivou Aniceto Barbosa, avançando que o Governo está a trabalhar num pacote para consolidar do programa “Cidades Seguras”.
Em relação aos grandes centros urbanos lembrou que foi reforçada a vigilância policial e o ataque aos pequenos crimes numa perspetiva de mitigar e resolver definitivamente o impacto que possa causar a nível do turismo.
“Trabalhamos também na perspetiva do cidadão nacional, que também é turista. Portanto, estamos empenhados em trabalhar nesta matéria”, concluiu o deputado do partido que sustenta o Governo.
Cabo Verde registou no ano de 2022 mais de 835 mil hóspedes, correspondendo a um acréscimo acentuado de 394,4% face ao ano de 2021, conforme os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
Segundo a mesma fonte, no mesmo período, as dormidas tiveram um crescimento expressivo de 387,0%, com o Reino Unido a figurar como principal país de proveniência de turistas e a ilha do Sal a mais procurada pelos turistas.
De acordo com o INE, em todos os trimestres de 2022, verificaram-se acréscimos nos hóspedes e nas dormidas face ao ano de 2021, com o maior acolhimento a verificar-se no quarto trimestre com 284.611 hóspedes.
Nas dormidas, o comportamento não foi diferente e o maior valor verificou-se no quarto trimestre de 2022, com 1.328.434 dormidas.
No que se refere ao tipo de estabelecimentos, os dados revelaram que os hotéis continuam sendo os estabelecimentos hoteleiros mais procurados, representando 94,0% do total das entradas, seguido das residenciais, as pensões e os hotéis apartamentos, com cerca de 2,6%, 1,6% e 1,0% das entradas, respectivamente.
Relativamente às dormidas, os hotéis representam 97,0%, as residências 1,2%, pensões 0,9%, e os hotéis apartamentos 0,6%.
Em relação às dormidas, a ilha do Sal representa 57,8%, Boa Vista 34,8% e Santiago 3,5% e as restantes ilhas representaram somente 1,8% das dormidas em 2022.
O principal mercado emissor de turistas no ano de 2022 foi o Reino Unido, com 30,9% do total das entradas, a seguir Alemanha com 11,5%, Países Baixos com 10,5%, Portugal com 10,5% e França com 5,6%.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv