
Sábado, 3 de Junho, 2023
O novo diretor-geral de Apoio ao Processo Eleitoral, Salif Diallo Silva, defendeu hoje, na Cidade da Praia, a necessidade de um sistema eleitoral com ferramentas tecnológicas inovadoras e mais recursos, para a consolidação da democracia no País.
No seu discurso de tomada de posse, hoje de manhã, o novo diretor da DGAPE concretizou que Cabo verde tem vindo a dar passos “importantes” na construção de um estado democrático e de direito, mas reconhece que a democracia cabo-verdiana é ainda “imperfeita” e precisa ser melhorada.
“Urge assim unir esforços para que juntos possamos promover e consolidar a nossa cultura democrática e, sobretudo, dotar o sistema eleitoral de novas ferramentas tecnológicas, instrumentos inovadores e demais recursos”, sustentou aquele responsável.
“Daremos o nosso melhor para que, com a participação de todos os actores, possamos assegurar, nos termos do código eleitoral, a logística para a realização do recenseamento para as eleições dos órgãos de soberania e do poder local, administrar o sistema informático da base de dados do recenseamento eleitoral, promover estudos jurídicos, estatísticos de sociologia eleitoral entre outros, sublinhou.
Para isso, a estreita colaboração com a Comissão Nacional de Eleições é fundamental, acrescentou Salif Silva, garantindo todo o apoio necessário às comissões de recenseamento, aos delegados, às entidades recenseadoras e aos membros das mesas de voto.
No entanto, asseverou que, por agora, a DGAPE irá trabalhar com afinco para garantir o aperfeiçoamento contínuo de todo o processo eleitoral, desenvolvendo atividades em estreita colaboração com todas as entidades e parceiros para dar uma resposta cabal às necessidades, bem como promover os valores democráticos.
Prometeu, igualmente, lutar para a construção de uma sociedade cabo-verdiana cada dia mais democrática.
O Salif Diallo Silva é Professor e Investigador da Universidade de Cabo Verde, Doutor em Design pela Universidade Politécnica de Valência com tese sobre vídeo-arte intitulada: “Do paradigma do ver ao do tocar. O devir háptico na criação artística contemporânea”. Foi Director do Gabinete de Comunicação e Imagem da Uni-CV entre 2014 e 2020.
Licenciado em Design e Tecnologias Multimédia pela Escola Superior de Arte e Design das Caldas da Rainha, Mestre em Design e Produção Gráfica/Intermédia pela Universidade de Barcelona (Espanha) e em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto).
Inforpress