Parlamento: País tem testemunhado um Governo focado em investir na modernização e expansão dos aeroportos e portos – MpD

A vice-presidente da direcção do grupo parlamentar do MpD, Isa Miranda, enfatizou hoje que o País tem testemunhado um Governo focado em investir na modernização e expansão dos aeroportos e portos, desempenhando um papel “fundamental” no crescimento das ilhas.

A deputada do Movimento para a Democracia (MpD – poder) falava no seu discurso durante o primeiro debate parlamentar do mês de Maio que decorre até sexta-feira, 24, com o ministro do Turismo e Transportes e a pedido do PAICV, segundo o qual salientou que o Governo tem trabalhado para implementar um plano de desenvolvimento integrado, abrangendo os dois sectores, alinhado com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

De acordo com a parlamentar, no ano de 2016, o MpD encontrou um sistema de transportes em estado “calamitoso”, herdado dos sucessivos governos do PAICV, sector aéreo interno e externo em crise, avião retido na Holanda e um passivo financeiro de 100 milhões de euros, representando na altura um risco fiscal significativo para o País.

“No transporte marítimo a situação não era melhor com navios inadequados para as condições marítimas de Cabo Verde, frequências reduzidas e a falta de regularidade nas ligações eram a norma, e ainda registos tristes de naufrágios e acidentes graves resultando em perdas” completou, ressaltando que a integração nacional estava prejudicada.

Diante do cenário “caótico”, que resultou no isolamento das ilhas, Isa Miranda realçou que o Governo tomou medidas ousadas para reestruturar e organizar o sector, visando garantir segurança, eficiência e qualidade na circulação de pessoas e bens.

Conforme elencou, embora os desafios, conseguiu-se reestruturar as operações dos TACV, a concessão dos transportes marítimos e investimentos robustos em infra-estruturas e modernizar os portos e a expansão da rede rodoviária, culminado numa transportadora equipada com dois aviões e comprometida a servir aos cabo-verdianos e toda a diáspora.

Segundo avançou a deputada, a conectividade aérea inter-ilhas foi restabelecida, houve crescimento no transporte dos passageiros e uma nova política tarifária que beneficia idosos, estudantes e famílias numerosas, exemplificando o “sucesso” das maratonas de voos realizadas durante a festa de São Filipe na ilha do Fogo.

Entre 22 de Abril e 5 de Maio, apontou, foram realizados 58 voos entre a ilha do Fogo e a ilha de Santiago, transportando 2.962 passageiros, o que demonstra, no entender do partido, que o país está no caminho certo e que Cabo Verde emergiu como um destino turístico de destaque com atracção de turistas de diversas partes do mundo.

“A implementação de políticas que fomentem um ambiente favorável aos negócios no sector aéreo, aliada a investimentos estratégicos, tem sido fundamental para os avanços alcançados pela Cabo Verde Airlines. A capacidade de resposta da companhia, evidenciada pelos significativos aumentos no número de voos e passageiros, demonstra a eficácia das medidas governamentais” reiterou.

Isa Miranda disse que Cabo Verde tem testemunhado um Governo focado em investir na modernização e expansão dos aeroportos e portos, assegurando que todos os cabo-verdianos tenham acesso a serviços de transporte eficientes e de alta qualidade.

No sector marítimo, a concessionária CV InterIlhas tem assegurado igualmente, disse, ligações diárias com previsibilidade e segurança, permitindo a unificação do mercado nacional, com avanços evidentes nos dados de 2023.

Isto porque, avançou, o transporte aéreo doméstico e internacional mostrou crescimentos significativos, favorecendo o turismo e dinamizando a economia, com o registo de aumento de 55% no volume de negócios no primeiro semestre de 2023 das três principais empresas do sector de transportes.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest