
Segunda-feira, 6 de Fevereiro, 2023
O ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, negou hoje qualquer desentendimento com a ministra da Justiça, Joana Rosa, a propósito da nomeação do novo diretor da Polícia Judiciária (PJ), afirmando tratar-se de “uma ficção”.
“Não há desentendimento nenhum, é uma ficção e só isso eu que tenho a dizer”, disse Paulo Rocha, em declarações à imprensa, à margem das cerimónias de comemoração do 14º aniversário da Guarda Municipal da Praia.
Questionado se o Conselho de Ministros aprovou na última reunião o nome de quem deverá ser o próximo diretor da PJ, Paulo Rocha respondeu que esteve em viagem à Nigéria esta semana, tendo regressado na noite de na sexta-feira, 02, pelo que não sabe o que foi decidido.
“Eu respondo sobre o Ministério da Administração Interna”, vincou.
A ministra da Justiça, Joana Rosa, negou na semana passada a existência de um “braço de ferro” com o ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, que estaria a emperrar a escolha do novo diretor nacional da Polícia Judiciária.
A ministra da Justiça reagia à notícia de um jornal da praça que indicava que Joana Rosa estaria inclinada para o nome do procurador Manuel da Lomba, enquanto Paulo Rocha preferiria o também magistrado do Ministério Público Nilton Moniz.
A reforçar o desmentido, Joana Rosa explicou que está a trabalhar com o primeiro-ministro para construir um entendimento sobre essa nomeação, até porque, conforme explicou, o ministro da Administração Interna “não tem competência para nomear o director da Polícia Judiciária”.
“Quem nomeia não é o ministro Paulo Rocha, portanto não pode haver problemas com o outro ministro, porque cabe à ministra da Justiça propor ao Conselho de Ministros o nome do director da Polícia Judiciária”, apontou a ministra, afirmando que se trata de especulações e que não há absolutamente nenhum desentendimento com o ministro da Administração Interna.
A Polícia Judiciária (PJ) está sem diretor nacional há dois meses.
Inforpress
Site agregador de notícias e conteúdos próprios e de parceiros, com enfoque em Cabo Verde e na Diáspora, que quer contribuir para uma maior proximidade entre os cabo-verdianos.
+238 357 69 35
geral@balai.cv / comercial@balai.cv / editorial@balai.cv