Planalto Leste: Deputados do MpD propõem criação de uma comissão de gestão do perímetro florestal

Os deputados do MpD (poder) eleitos por Santo Antão vão propor ao Ministério da Agricultura e Ambiente a criação de uma comissão de gestão do perímetro florestal do Planalto Leste, alvo, ultimamente, de alguns incêndios.

O deputado Damião Medina explicou que os parlamentares do Movimento para a Democracia (MpD) consideram “fundamental” a tomada de “decisões legislativas e estratégias” pelo Governo para a “definição de uma comissão de gestão” da floresta, integrando os Serviços da Proteção Civil, o poder local, os bombeiros, técnicos florestais e a comunidade.

Essa comissão teria a responsabilidade de definir e implementar “um plano sistemático e sustentável de gestão e manutenção da floresta”, avançou a mesma fonte, sugerindo algumas acções concretas, com destaque para a limpeza da floresta, a formação e profissionalização de um corpo de bombeiros, o reforço dos equipamentos de combate a incêndios, melhoria dos acessos, entre outras.

Os deputados consideram que a floresta do Planalto Leste, considerada reserva florestal, é “um património, que representa o pulmão” desta ilha e “o epicentro do turismo” regional, além de ser “uma garantia de sustento para muitas famílias”.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest