“Por experiência própria posso dizer que a educação começa em casa”, diz primeira dama

A primeira-dama, Débora Carvalho, destacou esta segunda-feira, 03, na Cidade da Praia, o papel importante da família na educação dos filhos, tendo sublinhado que por “experiência própria” pode afirmar “duplamente” que a educação começa em casa.

Débora Carvalho discursava esta tarde no ato de lançamento oficial da campanha Nacional de Início das aulas, sob lema “Mi é Primeru Professor de nha Fidjo” (sou o primeiro professor do meu filho), promovida pela Federação Nacional das Associações Comunitárias (FCAC).

“Por experiência própria posso dizer que duplamente a educação começa em casa, até porque muitas crianças não têm a oportunidade de ir para uma creche, jardim infantil antes de iniciarem toda a vida académica e mesmo que fizer todo este percurso, há valores que nós aprendemos é na família”, enfatizou a primeira-dama.

O primeiro espaço onde se aprende a respeitar e aceitar as diferenças, tomar decisões em grupo é no seio família, em casa, disse, salientando que a “maior responsabilidade da educação” é da família, da qual a escola faz parte.

“Se tivemos aqui um triângulo e tivermos que dar nome a cada vértice do triângulo a escola é apenas um dos vértices, e, quiçá, a educação estará no topo do vértice, mas na base estará certamente a família, e outro vértice importante que é educação por via da comunidade, sociedade, onde estamos inseridos”, sustentou Débora Carvalho.

A família, prosseguiu, tem a obrigação de passar às crianças os valores da decência, da honestidade, do respeito, da solidariedade, e também do trabalho.

“Os pais não devem ignorar outrossim o papel transformador de conselho, de cuidado que com amizade e amor lapidam os sonhos e enobrece a alma. O ano letivo já se iniciou com cerca de 120 mil crianças e é nossa a responsabilidade de estarmos presentes”, frisou.

Por seu lado, o presidente da Federação Nacional das Associações Comunitárias (FCAC), Denilson Monteiro, avançou que a Campanha Nacional de Inicio das Aulas do ano letivo 2022/23, lançada a 19 de Setembro nas redes sociais e agora oficializada, tem por objetivo a sensibilização dos pais e encarregados de educação à participação ativa na vida escolar dos seus educandos, mostrando que são eles os primeiros professores dos seus filhos ou educandos.

“Pretendemos chamar aos pais e encarregados de educação a atenção no que tange ao acompanhamento dos filhos nas escolas, visto que temos muitas situações em que os pais mandam os filhos para a escola e não fazem o devido acompanhamento”, sublinhou Denilson Monteiro.

Os valores transmitidos em casa são refletidos nas escolas pelos filhos, ressalvou o mesmo, apontando que tem vindo a receber várias opiniões positivas, pelo que a associação pretende levar esta campanha até o final o ano letivo e que está aberta a todo o auxílio das entidades que queiram apoiar a causa.

“Pretendem realizar junto dos pais palestras, conversas abertas nas mais diversas escolas do País, do primário ao ensino superior”, comunicou.

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest