Porto Novo: Presidente da câmara enaltece “papel importante” da Cooperação Portuguesa no desenvolvimento do município

O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo, Aníbal Fonseca, destacou hoje o “papel importante” que a Cooperação Portuguesa tem tido no processo de desenvolvimento deste município e da ilha de Santo Antão, em geral.

São “vários projectos”  implementados no concelho do Porto Novo nas últimas duas décadas, abarcando “diversos níveis” com “resultados” na melhoria das condições de vida dos porto-novenses, declarou Aníbal Fonseca, que falava no lançamento de mais um projecto, co-financiado pela Cooperação Portuguesa.

Trata-se do projecto sobre sistemas agro-florestais, que já está a ser implementado no município do Porto Novo, pela Associação para a Defesa do Património de Mértola, Portugal, com o co-financiamento da União Europeia.

“Manifestamos o nosso profundo reconhecimento pelo importante papel que a cooperação portuguesa tem desempenhado aqui na ilha e no município do Porto Novo, de forma particular. São vários projectos em que temos tido parcerias a diversos níveis e com resultados”, notou o autarca porto-novense.

Aníbal Fonseca deu como exemplo o projecto de electrificação do Planalto Norte com recurso às energias renováveis, co-financiado pela cooperação portuguesa, traves da Associação para a Defesa do Património de Mértola.

O presidente da câmara do Porto Novo enalteceu também o facto de a União Europeia ser, igualmente, “um parceiro importante” para Santo Antão, apoiando a ilha com projectos a nível do turismo, da electrificação, entre outros.

Através do projecto sobre sistemas agro-florestais de Santo Antão, a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) está, também, apoiar o desenvolvimento do Porto Novo e de Santo Antão, facto que, no entender de Aníbal Fonseca, constitui “um exemplo extraordinário” em como se pode cooperar a nível regional em projectos de desenvolvimento local.

 

Inforpress

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest